Todos os campi

Webinário discute a curricularização da extensão universitária

04/08/2021

A Curricularização da Extensão Universitária será discutida na UFV na próxima semana, quando a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC) e a Pró-Reitoria de Ensino (PRE) receberão as professoras Olgamir Ferreira, da Universidade de Brasília (UnB), e Denise Duczmal, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), para participarem de um webinário. O evento acontecerá no dia 11 de agosto, às 10h, e poderá ser acompanhado por todos pelo canal da UFV no Youtube.

O Conselho Nacional de Educação, por meio da resolução do nº 7/2018, estabelece que as atividades de extensão na Educação Superior devem compor, no mínimo, 10% da carga horária dos cursos de graduação. Portanto, elas devem fazer parte das matrizes curriculares dos cursos de graduação de maneira que articulem o ensino, a formação do cidadão e sua relação com a sociedade. O webinário promovido pela PEC e pela PRE tem justamente o objetivo de discutir as estratégias dessa curricularização nas instituições de Ensino Superior, incluindo exemplos de grupos e áreas específicas, alterações de regulamentações institucionais e estruturação de projetos pedagógicos, entre outros aspectos.

Convidadas

Olgamir é doutora em Educação e mestre na área de Estado, Política Pública e Gestão da Educação pela UnB. Atualmente, é professora no curso de Licenciatura em Ciências Naturais e decana de Extensão na mesma instituição, além de presidente do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Intuições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex) e coordenadora do Colégio de Extensão de Pró-Reitores de Extensão das Ifes (Coex/Andifes).

Já Denise é doutora em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e atua como professora no Departamento de Matemática da UFMG. Atualmente, ainda é membro titular da Câmara de Graduação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e integrante da Comissão Conjunta Proex/Prograd, para a integralização da formação em extensão na UFMG.

Vale destacar que não é necessário realizar inscrição previamente para participar do evento. Basta acessar o canal da UFV no Youtube.