Todos os campi

Cartilha produzida na UFV traça novo retrato da Agricultura Familiar em Minas Gerais

29/07/2021

O documento comparou dados dos dois últimos censos agropecuários

Um novo retrato da Agricultura Familiar do Estado de Minas Gerais é o mais recente documento disponibilizado pelo Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (IPPDS) da UFV. Em formato de cartilha, ele traça um perfil da agricultura familiar no estado, com informações que poderão, inclusive, servir de base para ações que venham fortalecê-la ainda mais. Os dados foram baseados no último Censo Agropecuário realizado, em 2017, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que coloca Minas Gerais como o segundo estado do país com o maior número de estabelecimentos de agricultura familiar e o primeiro da região Sudeste. São 441.829 estabelecimentos, que correspondem a 11,3% do total do Brasil e a 26% da área de estabelecimentos agropecuários de Minas. Juntos, eles são responsáveis por 59% do pessoal ocupado nesses estabelecimentos e por 25% do valor bruto da produção.

Para configurar o novo retrato, os dados foram comparados com o penúltimo censo agropecuário, que aconteceu em 2006. O resultado desta comparação revelou, dentre outros aspectos, que as mulheres estão cada vez mais presentes na direção desses estabelecimentos e confirmou a tendência nacional de encolhimento do percentual de jovens no campo.

São 128 páginas de um retrato que, de acordo com o diretor do IPPDS, professor Marcelo José Braga, pode não somente auxiliar na formulação de políticas públicas para o meio rural, mas também avaliar os impactos do que foi feito até agora. Em sua opinião, a agricultura familiar tem uma importância fundamental para garantir a sustentabilidade, em função da sua capacidade de contribuir com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), sugeridos pela Organização das Nações Unidas.

O documento, que está disponível para download no site do IPPDS, tem como público-alvo técnicos em extensão rural, gestores públicos das secretarias de Agricultura, nos níveis estadual e municipal, e organizações de apoio aos agricultores. Ele é mais uma contribuição do IPPDS para a sociedade e mais uma fonte importante para o governo na gestão de políticas. Sua importância é reconhecida na apresentação da cartilha, assinada pela secretária de Agricultura de Minas Gerais, Ana Maria Soares Valentini.

A cartilha foi lançada na semana em que se comemoraram os dias Nacional e Mundial da Agricultura Familiar, 24 e 25 de julho, respectivamente. O lançamento fez parte de um evento promovido pela Emater e pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, com transmissão pelo Youtube. Ela foi pauta para reportagens em diferentes mídias, dentre elas o jornal Estado de Minas e o portal Agência Minas.