Todos os campi

Projeto Trajetórias recebe ex-aluno de Engenharia Florestal e presidente da Dexco

27/07/2021

Antonio também cursou seu mestrado na UFV

O Trajetórias recebe o ex-aluno de Engenharia Florestal da UFV Antonio Joaquim de Oliveira. Atualmente, ele é presidente da Dexco, empresa que atua com a produção de painéis de madeira, pisos, revestimentos cerâmicos, louças e metais sanitários, entre outros.

Na UFV, Antonio também concluiu o mestrado em Ciências Florestais, na área de Planejamento e Economia Florestal. Seu currículo ainda conta com cursos de extensão em Gestão Estratégica de Negócios, da Fundação Getúlio Vargas, e em Finanças e Planejamento Estratégico, da Wharton Business School (EUA).

Na Dexco, desde o início da sua carreira na iniciativa privada, passou por diversas funções, acumulando experiência e conhecimento. Foi gerente de Controladoria e Planejamento Florestal, gerente Executivo de Suprimentos e Produtos de Madeira Sólida, gerente executivo, diretor executivo Florestal e vice-presidente na unidade de Negócios Madeira. Em abril de 2013, assumiu o comando da Dexco, liderando movimentos de expansão, transformação cultural e digital na empresa: da aquisição da Cecrisa, joint venture com a Lenzing, para a criação da LD Celulose, até o projeto de rebranding da marca, que marca um novo ciclo.

Confira o depoimento do ex-aluno sobre a UFV:

“Fui criado no Paraná, mas Minas Gerais é o berço da minha família. Aos 18 anos, ingressei na Engenharia Florestal da UFV e tenho muito respeito pelo que a Universidade me proporcionou.

Aprimorei conhecimentos graças à estrutura da UFV. Nela, fui professor em cursinhos pré-vestibulares, ajudando estudantes na preparação para a vida acadêmica. A experiência contribuiu imensamente para a minha formação. Foi na Universidade que conheci minha esposa, Eliane, e tive meus dois filhos.

No mestrado, fui novamente professor, desta vez para alunos da graduação. Ao me formar, ingressei na Dexco, período que já dura 35 anos, sendo oito como CEO.

Sempre fiz questão de ficar próximo da Universidade. Presidi a Sociedade de Investigações Florestais, o que foi importante para aproximar a UFV do setor privado. Trouxe para a Dexco ex-alunos e, juntos, construímos uma grande área florestal, que hoje é referência em eficiência e produtividade.

Retorno à UFV sempre que possível e guardo com carinho as experiências vividas”.

Trajetórias

O quadro temático tem o objetivo de mostrar diferentes trajetórias profissionais de ex-alunos, tanto para matar a saudade daqueles que passaram pelos campi quanto mostrar para os atuais graduandos e pós-graduandos como as oportunidades de aplicar os conhecimentos adquiridos na Universidade são diversas.

Indicações de nomes de ex-alunos para participarem do quadro temático podem ser realizadas no link forms.gle/mmwL4FxpnQffxTBH9.