Todos os campi

Projeto ajuda calouros a conhecerem os campi e a UFV a melhorar gestão territorial

22/07/2021

Os mapas são interativos

Dá para imaginar a frustração de um calouro que sonhava em estudar na UFV, fazer novos amigos e andar pelas ruas de um dos campi mais lindos do Brasil, mas ainda precisa ficar em casa, em aulas remotas. Enquanto a pandemia não passa, o site do Integra Calouros está ajudando os novatos a imaginarem como será a vida universitária depois dela. Neste site, é possível fazer passeios virtuais pelas ruas dos três campi, encontrar prédios e ruas da Universidade. Quando as aulas forem presenciais, o sistema de identificação espacial será feito pelo celular dos alunos e terá cada vez mais aplicações.

O passeio virtual é uma novidade para quem chega à UFV, mas, por trás das belas imagens, há muita ciência embutida. E este é também um bom exemplo da integração de ensino, pesquisa e extensão, as três palavras que sustentam a boa fama da Universidade e que serão muito ouvidas pelos calouros quando chegarem por aqui. O passeio de drones, as imagens 360° e os mapas com a identificação dos prédios foram inspirados em projetos que já estão ajudando diversos municípios brasileiros na gestão de seus territórios, no aumento da receita fiscal, na proteção ambiental e em programas de mobilidade e planejamento urbano.

O trabalho de pesquisa e extensão é realizado pelo Grupo de Engenharia para Gestão Territorial (Gente), composto por uma equipe interdisciplinar de professores e estudantes da área de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica e é coordenado pelo professor do Departamento de Engenharia Civil, Daniel Camilo de Oliveira Duarte. O sistema de mapas online é chamado de WebGente e vem se sofisticando cada vez mais desde que foi criado, em 2010. Embora se pareça com os sistemas de localização gerados pelo Google, por exemplo, o WebGente tem diversos níveis de interação e usabilidade e foi todo construído em softwares livres, democratizando o acesso e o aprofundamento das informações geográficas disponíveis. O sistema segue o padrão de Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (Inde), que normatiza o uso destes dados e pode ser replicado em outras universidades e municípios.

O professor Daniel explica que o sistema envolve um trabalho complexo de cartografia digital e tecnológica que cria camadas de dados de acordo com as demandas. É possível customizar o uso, por exemplo, para medir edificações e ruas, fazer mapeamento Indoor 3D, delimitar áreas específicas e visualizar, com detalhes, o que se pretende avaliar. Nos municípios onde já é utilizado, o WebGente ajuda as prefeituras a localizarem lotes e tipos de edificações, fazerem cálculos de valor de IPTU, planejamento urbano e gestão territorial. “Já estamos criando também sistemas de alertas que, por telefone, enviam mensagens aos usuários sobre emergências ou sobre determinados eventos em áreas de interesse”, disse Daniel.

Por enquanto, no site do Integra Calouros é possível apenas visualizar a grandeza dos campi da Universidade. Muito em breve, os sistemas poderão integrar a UFV nos mais modernos sistemas de localização e gestão territorial. A má notícia, para os veteranos, é que, com o WebGente, não vai dar mais para fazer aqueles trotes que confundiam os calouros com as siglas e prédios para onde deveriam ir para assistir às aulas.

Léa Medeiros