Institucional

Campus Viçosa

Modernização e automação permitem tratamento de água mais seguro no campus Viçosa

20/07/2021

A Divisão de Água e Esgoto (DAG) substituiu o uso do cloro gás pela geração de hipoclorito de sódio na Estação de Tratamento de Água (ETA) da UFV. A medida tem como objetivo aumentar a segurança dos operadores envolvidos no processo de limpeza, aprimorando a eficiência do serviço e simplificando o acesso à matéria-prima utilizada.

O cloro é um insumo importante empregado na fase de desinfecção do tratamento de água. Porém, a despeito de sua eficiência, sua manipulação, transporte e armazenamento podem representar riscos aos trabalhadores, por ser corrosivo e tóxico em altas concentrações  como a de 99%, que costuma ser empregada.

Por outro lado, a nova tecnologia adotada pela ETA-UFV trabalha com solução de baixa concentração de cloro (0,65 %) e emprega como matéria prima apenas a água e sal grosso (NaCl), para produzir hipoclorito de sódio por meio de uma operação simples, segura e automatizada. Com isso, espera-se também obter economia financeira devido à maior facilidade de acesso aos produtos.

Dada a maior segurança no processo, a ETA-UFV ainda poderá implementar a etapa de pré-cloração ao tratamento de água, importante para assegurar remoção de matéria orgânica e compostos nitrogenados em períodos de floração de algas ou menor qualidade da água, uma realidade cada vez mais recorrente nas águas captadas na Bacia do Ribeirão São Bartolomeu.

Segundo o diretor de Meio Ambiente da UFV, Ulisses Comini, a ação está alinhada à meta nº 11 do objetivo institucional nº 15 do Plano de Desenvolvimento Institucional, que procura garantir a segurança dos trabalhadores da Estação de Tratamento de Água da UFV e a qualidade da água tratada, mesmo em cenários críticos de qualidade de água nos mananciais.

O investimento nessa modernização é de R$ 19.500,00 anual, incluindo a contratação do serviço continuado de locação do equipamento.

Divulgação Institucional