Institucional

Campus Florestal

UFV-Florestal inicia 51ª Semana do Produtor Rural

19/07/2021

.

Foi oficialmente aberta, na manhã desta segunda-feira (19), a 51ª Semana do Produtor Rural do Campus Florestal da UFV (CAF) em cerimônia virtual. A abertura contou com a presença do reitor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), professor Demetrius David da Silva, a vice-reitora professora Rejane Nascentes, o pró-reitor de Extensão e Cultura professor José Ambrósio Ferreira Neto, o diretor-geral da UFV-Florestal, professor Antônio Cezar Pereira Calil, o diretor de Extensão e Cultura (DXT) professor Herbert Fernando Martins de Oliveira e o palestrante convidado, o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Christiano Nascif, zootecnista formado pela UFV.

A cerimônia foi iniciada com a apresentação da banda Lua Acende, cuja vocalista e flautista é a estudante do 9º período de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFV-Florestal Ana Maria Medeiros.

Os professores Calil e Herbert, diretor-geral e diretor de Extensão e Cultura, respectivamente, agradeceram e parabenizaram os professores Marco Antônio de Oliveira e Wanderson Ferreira que encerraram seus mandatos há uma semana, bem como a toda equipe da DXT pela organização e trabalho na realização da 51ª edição da Semana do Produtor Rural. Agradeceram também às entidades parceiras, que colaboram neste evento tão tradicional e que já possui “mais de meio século de existência”, como destacou o professor Calil, especialmente ao Senar, por meio da figura do superintendente Nascif, pela parceria de longa data.

O professor Calil ressaltou sua gratidão e deu boas-vindas aos participantes. Segundo ele, todos os cursos tiveram suas vagas preenchidas e a programação cultural contempla mais de mil pessoas. Conforme o diretor-geral, “a pandemia da Covid-19 não pode impedir que a Educação, a difusão de tecnologia e a Extensão sejam implementadas. E cabe a nós aproveitar a experiência do que a própria universidade já vem implementando em seus cursos regulares e de qualificação profissional. Com essa experiência, a gente aprende que a Educação não pode ficar somente no âmbito presencial”.

Para o pró-reitor de Extensão e Cultura, professor José Ambrósio, tanto a Semana do Fazendeiro, encerrada no último dia 16 no Campus Sede, quanto a Semana do Produtor que está sendo iniciada no Campus Florestal sinalizam para a sociedade que mesmo com a pandemia e o isolamento social a UFV continua atuando para cumprir sua função e oferecer Ensino, Pesquisa e Extensão. Assim, “se antes recebíamos as famílias no espaço da universidade, esse ano pedimos licença para entrar nas casas dos nossos parceiros e participantes com conhecimento, cultura e entretenimento”.   

O reitor da UFV, professor Demetrius David da Silva, agradeceu aos professores Marco Antônio e Wanderson, diretores responsáveis pela organização da 51ª Semana do Produtor Rural e aos recém empossados professores Calil e Herbert, que estão dando continuidade ao trabalho e promovendo o evento, bem como a toda equipe da DXT. O professor Demetrius cumprimentou a intérprete de Libras Valéria de Jesus, que torna o evento inclusivo, assim como servidor João Marques, do Cerimonial da UFV. Afinal de contas, “é muito relevante para a UFV que o conhecimento chegue até o produtor rural, e essa é uma função da nossa universidade” explicou o reitor.

De acordo com o professor Demetrius, estamos vivendo tempos difíceis em decorrência tanto da crise orçamentária, mas principalmente devido à pandemia da Covid-19, no entanto, não é por isso que a UFV deixará de cumprir sua missão institucional e principalmente social. “A universidade continua viva e atuante”, disse.

Antes de iniciar sua palestra, o superintendente do Senar Christiano Nascif, formado em Zootecnia pela UFV falou sobre o trabalho do Senar em Minas Gerais e no Brasil. Ele cumprimentou os integrantes da mesa virtual, agradeceu à Valéria, intérprete de Libras, pela ação inclusiva, e parabenizou o professor Demétrius e o professor José Ambrósio pelo sucesso da 91ª Semana do Fazendeiro, também em formato virtual.

Confira a programação da Semana do Produtor Rural clicando aqui.

Palestra de abertura

O zootecnista Christiano Nascif iniciou destacando sua honra, bem como de todo o sistema Faemg-Senar-Inaes em ser parceiro da UFV “em todos os sentidos”. E confessou que “ainda me considero aluno da UFV, pois sempre aprendo algo mais, não me considero ex-aluno”.

Com o tema “Desafios e oportunidades trazidos pelas atividades virtuais no Senar e a capacitação do Produtor Rural”, o palestrante falou sobre a necessidade que a pandemia do novo coronavírus trouxe de domínio de tecnologia para cursos à distância num período muito curto de tempo e a quebra de paradigmas para um novo modelo de Extensão Rural. Com a nova realidade, percebeu-se a importância da capacitação dos futuros profissionais para assistência técnica e gerencial à distância.

O produtor rural não pode ficar sem assistência. Assim, é necessário dar aula e prestar serviço também remotamente, pois o agronegócio não para, daí a importância de levar informação com qualidade de forma remota ou híbrida.

Dessa forma, o palestrante destacou a importância da realização de eventos como a Semana do Fazendeiro no Campus Viçosa e da Semana no Produtor Rural no Campus Florestal no formato híbrido ou à distância, pois o Senar testou, conseguiu implantar obteve aprovação do público.

O desafio é inovar com qualidade sem excluir. Por isso mesmo o superintendente do Senar afirma que a parceria do Sistema Faemg com a UFV colabora para que isso se torne uma realidade.

Fernanda Pessoa

Divulgação Institucional/UFV-Florestal

Apresentação da Banda Lua Acende

Palestra de Abertura