Institucional
Todos os campi
16/07/2021
Foram oferecidos 314 cursos e 8656 treinamentos, de maneira a atender aos 1129 inscritos
Com participantes de todos os estados brasileiros, do Distrito Federal e outros onze países, pode-se dizer que a organização da 91ª edição da Semana do Fazendeiro cumpriu seu objetivo com sucesso. As restrições, causadas pela pandemia, à realização presencial do maior e mais tradicional evento da extensão rural no Brasil se tornaram uma oportunidade para a oferta de centenas atividades por meio da internet – mantendo, mesmo a distância, o compromisso de fomentar o conhecimento e o intercâmbio de experiências.
O sucesso do evento – que pela primeira vez ocorreu em modalidade virtual e multicampi – foi tamanho que, para o ano que vem, quando voltará a acontecer no campus Viçosa, mais uma vez haverá cursos e outras atividades virtuais, favorecendo a participação de interessados que não possam se deslocar para conferir, de perto, as atrações.
Por enquanto, para garantir a segurança de todos e a qualidade do evento, um amplo conjunto de ações foi implementado. A palestra de abertura foi proferida pelo ex-ministro da Agricultura Alysson Paulinelli, indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 2021. Houve oferta de 314 cursos e 8656 oportunidades de treinamento, de maneira a atender aos 1129 inscritos. Além disso, criou-se um site especial, visando propiciar à comunidade interação ágil e simplificada – por meio do acesso a fotografias produzidas em 360 graus que favoreceram a imersão no campus Viçosa. Além disso, houve transmissão de todas as mais tradicionais atividades – como a 12ª edição da Semana da Juventude Rural, a 8ª edição da Semana da Mulher Rural e a 12ª edição da Troca de Saberes.
Houve ainda o Torneio Leiteiro no Curral, que contou com a participação de 26 produtores de nove municípios num raio de 35 km de Viçosa. O evento foi realizado obedecendo todas as regras sanitárias de proteção contra o novo coronavírus. Leilões, feiras e exposições também ocorreram – tudo monitorado pela equipe do Carbono Zero, que quantificou as emissões geradas ao longo da Semana do Fazendeiro.
As atrações culturais foram igualmente bastante diversificadas, com opções para todas as idades. A Ludoteca ofereceu programação especial voltada ao público infantil. Já os shows foram transmitidos pelo YouTube e pela TV Viçosa. Quem precisou se exercitar contou com a ginástica laboral promovida pelo Departamento de Educação Física, com atividades promovidas em ambiente virtual quatro vezes ao dia.
O balanço do evento foi não apenas positivo, mas também inspirador, como explica o Pró-reitor de Extensão e Cultura da UFV, professor José Ambrósio Ferreira Neto. "Mesmo com todas as dificuldades ocasionadas pelas circunstâncias sanitárias atuais, pudemos manter a tradição e a qualidade das atividades. Criamos oportunidades para pessoas participarem remotamente, de modo que nossa missão de propagar e estimular a extensão rural e universitária fosse preservada. Ampliamos o alcance a Semana do Fazendeiro para todos Estados da Federação e mais 11 países da América Latina. A Semana do Fazendeiro da UFV agora é um evento internacional! Estamos orgulhosos e ansiosos para que, em 2022, com a população vacinada e em segurança, seja possível retornarmos à modalidade presencial e, como de costume, receber aqui no campus da UFV, produtores rurais em busca de conhecimento e toda a sociedade que nos prestigia, fazendo um evento grandioso com muita ciência, tecnologia, cultura, arte e alegria."
Os eventos continuam disponíveis para quem tiver interesse em assistir. Basta acessar o canal da UFV no YouTube, na seção dedicada à Semana do Fazendeiro, em tinyurl.com/eys7wvcu. Outras informações podem ser conferidas em semanadofazendeiro.ufv.br.
Divulgação Institucional
Premiação
Pesquisadores da UFV conquistam quatro prêmios em evento internacional
30/06/2025
Institucional
Na Alemanha, professor da UFV debate experiências do Brasil em reunião preparatória para a COP30
30/06/2025
Institucional
UFV cria doce de leite sem açúcar e sem lactose para dietas especiais
30/06/2025
Institucional
Estudantes da pós-graduação elaboram projetos de melhorias para município de Viçosa
30/06/2025
Na Alemanha, professor da UFV debate experiências do Brasil em reunião preparatória para a COP30
30/06/2025
Estudantes da pós-graduação elaboram projetos de melhorias para município de Viçosa
30/06/2025
UFV cria doce de leite sem açúcar e sem lactose para dietas especiais
30/06/2025
PEC e PRE lançam edital para apoiar atividades de extensão vinculadas aos cursos de graduação
27/06/2025
Projeto da Engenharia Civil com tintas sociais leva cor e conhecimento para comunidades de Viçosa e microrregião
26/06/2025