Todos os campi

Servidores da UFV recebem primeira dose da vacina contra covid-19

18/06/2021

Muitos compartilham a alegria da vacinação nas redes sociais

José Carlos Correa, funcionário do Parque Tecnológico, esperou para ser vacinado rezando, com um terço nas mãos. "É para agradecer. Esperei muito para chegar a minha vez. Quero ficar vivo e com saúde", disse ele.  E foi assim, emocionadas, que mais de 800 pessoas que trabalham no ensino superior de Viçosa aguardaram a vacinação contra a covid-19 na sexta-feira (18), no Espaço Multiuso. A vacinação de servidores e funcionários é o primeiro passo para a retomada da vida acadêmica na Universidade.

O primeiro a chegar, no sistema de drive-thru, foi o reitor da UFV, Demetrius David da Silva. Ele tomou a sua primeira dose da vacina Fiocruz Astrazeneca, fez sua doação de alimentos e parou para cumprimentar os quase 30 voluntários que, desde março, aplicam as vacinas na população viçosense. São servidores da Divisão de Saúde e da Prefeitura Municipal, professores e alunos do curso de Enfermagem, alunos da Medicina e residentes da Medicina Veterinária. Um deles é Daniel Carvalho, estudante de Enfermagem. Como bolsista, ele deveria trabalhar 20 horas por semana. Mas costuma ir, voluntariamente, todos os dias para colaborar. “É gratificante vir e saber que estou contribuindo. É consciência social da importância disso que estamos fazendo aqui”, afirmou.  Lina Franco, médica veterinária, conta que, para ela, a vacinação é uma forma de enxergar a importância do SUS. “Somos profissionais de saúde e aqui na UFV temos oportunidade de trabalhar com as testagens, orientação dos pacientes, aplicação das vacinas, organização dos processos e conhecer melhor como funciona esta cadeia de saúde pública”.

Quem trabalha na vacinação passa os dias ouvindo histórias e reacendendo esperanças. “Me emociono todos os dias com pessoas que perderam pais, amigos e agora estão conseguindo tomar essa vacina, mas queriam que eles tivessem tomado também” conta Pedro Paulo do Prado Júnior, professor do curso de Enfermagem. Este é o caso de Ana Lídia Galvão, professora do Departamento de Economia Doméstica. "Estou emocionada pelos três familiares e vários amigos e conhecidos que não puderam esperar a vacina, mas também com muita gratidão por todos os que estão na linha de frente da pesquisa, ao SUS e à universidade pública, que precisam muito do nosso apoio e defesa por tudo o que estão fazendo nesse momento tão difícil”.

A logística de vacinação também foi tema das conversas de quem, confortavelmente, esperava pela vacina nos carros, no drive-thru, ou sentados, com distanciamento e limpeza constante das cadeiras. No Espaço Multiuso ou na Divisão de Saúde, ninguém fica na fila, nem mesmo para levar os documentos comprobatórios. São os profissionais que vão aos pacientes. “A organização é impecável, respeitosa com todo mundo. O trabalho da UFV na vacinação tranquiliza quem mora em Viçosa”, disse Ana Maria Barcelos, professora do Departamento de Letras. A consideração da UFV por todos também emocionou os trabalhadores terceirizados, a maioria profissionais da limpeza, incluídos pela administração institucional entre os servidores da Educação Superior. “Hoje estou sentindo que faço parte da Universidade de verdade e isso me deixa ainda mais feliz tomando essa vacina tão esperada”, disse Elaine Garcia de Freitas, que atua na Divisão de Assistência Estudantil. “Só de tomar essa vacina, a gente respira até melhor e se sente bem, sabendo que podemos ficar tranquilos, porque a Universidade está olhando por nós. É um alívio”, disse Inar Coutinho, servidor da Divisão Gráfica Universitária.

Emocionado também estava o reitor. “Tem um ano e meio que não vejo a minha mãe e agora, com a primeira dose, esse dia está mais perto. E do lado profissional é uma realização enorme, porque estamos trabalhando duro no enfrentamento desta pandemia desde março do ano passado e é uma alegria ver os funcionários se vacinando”. Demetrius David da Silva também celebrou a percepção da importância da ciência trazida pela vacinação. “É uma vitória contra o negacionismo que nos conduziu por mais tempo que o necessário a essa situação tão crítica”, disse ele.  Para o reitor, a primeira dose da vacinação já permite o planejamento do retorno das atividades administrativas na Universidade a partir da imunização trazida pela segunda dose, que será dada em setembro. Quanto às aulas presenciais, ele afirmou que a retomada deve ser gradual e muito bem planejada, uma vez que os três campi estão em cidades pequenas. “Faremos tudo em conjunto com os municípios que nos acolhem, mas, sem dúvida, com essa vacinação iniciada hoje estamos dando os primeiros passos e temos que celebrar”.

No campus Rio Paranaíba, a vacinação dos servidores já foi concluída e, em Florestal, deve acontecer na próxima semana.

Léa Medeiros

Fotos: Daniel Sotto Maior

O sentimento de quem foi vacinado era de alívio e gratidão

Só na sexta (18) foram vacinadas mais de 800 profissionais ligados à Educação