Oportunidades

Todos os campi

CNPq divulga chamada de bolsas de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora

16/06/2021

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançou, nesta terça-feira (15), a chamada para concessão de bolsa de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT). O investimento total é de R$ 13,8 milhões.

O objetivo das bolsas DT é valorizar pesquisadores que participem de atividades de desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora, associadas a uma prática regular e adequada de publicação científica dos resultados de seus trabalhos. Para essa seleção, serão consideradas as atuações nas seguintes áreas tecnológicas: Tecnologias Médicas e da Saúde, Tecnologias Agrárias; Biotecnologia, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Tecnologias Sociais e Educacionais, Tecnologias Digitais, Tecnologias de Materiais, Tecnologias de Produção Industrial e de Serviços e Energia.

A bolsa é concedida em duas categorias. Para a primeira, é necessário ter, no mínimo, oito anos de doutorado completos até dezembro de 2021 ou experiência de pelo menos dez anos em atividades de desenvolvimento tecnológico, extensão inovadora ou transferência de tecnologia. Já para a segunda categoria, o candidato deverá possuir, no mínimo, três anos de doutorado completos até dezembro de 2021 ou experiência de pelo menos cinco anos em atividades de desenvolvimento tecnológico, extensão inovadora ou transferência de tecnologia.

O prazo para submissão das propostas vai até o dia 31 de julho. O resultado preliminar deve ser divulgado em 7 de dezembro de 2021. Todos os detalhes da chamada podem ser conferidos no site do CNPq.

Divulgação Institucional