Cecane disponibiliza e-book com orientações para gestores sobre o PNAE

09/06/2021

O Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar da UFV (Cecane) disponibilizou um e-book intitulado Orientações para os Gestores: Novas Perspectivas sobre o PNAE. O objetivo da publicação é auxiliar os gestores a compreenderem as particularidades do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), referentes às regras dispostas nas legislações brasileiras, e, consequentemente, aprimorarem a execução do programa nos municípios de Minas Gerais.

O e-book foi elaborado pelas professoras Maria do Carmo Fontes de Oliveira e Ana Íris Mendes Coelho e pelas agentes Isabela Cristina Alves, Daniela Cristina Saraiva e Vanessa Rosa do Vale. De acordo com as autoras, diante da renovação de mais de 90% dos gestores municipais nas últimas eleições, o e-book tem o intuito de contribuir para a capacitação deles sobre a execução do PNAE e auxiliá-los de maneira estratégica para que possam administrar de forma eficiente a Alimentação Escolar em seus municípios.

O Cecane UFV é fruto da parceria entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a UFV para desenvolver ações relacionadas à Segurança Alimentar e Nutricional no âmbito do PNAE por meio de professores da Universidade e de agentes selecionados e contratados.

Durante as atividades remotas, no período de abril de 2020 a maio de 2021, a equipe do Cecane UFV deu suporte ao FNDE no desenvolvimento de atividades e materiais para nutricionistas da alimentação escolar e atuou em ações de assessoramento e monitoramento junto a 32 entidades executoras do PNAE em Minas Gerais, alcançando 140 participantes do programa. Foram realizadas ainda quatro oficinas regionais para o levantamento da demanda da alimentação escolar e da produção da agricultura familiar no Estado de Minas Gerais, envolvendo a participação de 84 municípios mineiros e 211 participantes.

O e-book lançado e todos os materiais e cartilhas já produzidos podem ser conferidos no site do Cecane UFV.