Divisão de Saúde da UFV inicia vacinação do imunizante da Pfizer com uma estrutura diferenciada

01/06/2021

As mulheres receberam as primeiras doses no turno da manhã

Maria Aparecida Firmino Lopes, de 50 anos, foi a primeira a receber o imunizante da Pfizer BioNtech em Viçosa. Ansiosa, ela chegou antes da cinco da manhã à Divisão de Saúde (DSA) da UFV para a vacinação que só começaria às 8h30. Diabética, saiu aliviada e agradecida por ter vencido esta primeira etapa (ainda falta a segunda dose) e poder cuidar com mais segurança da família, que inclui a mãe de 85 anos. “Cida” pertence ao grupo vacinado nesta terça-feira (1º): mulheres e homens de 50, 51 ou 52 anos com comorbidades e beneficiários do BPC que ainda não haviam tomado a primeira dose da vacina.

Especificamente para a aplicação do imunizante da Pfizer, a UFV disponibilizou uma estrutura diferenciada na DSA, que impressionou o prefeito de Viçosa, Raimundo Nonato, e o secretário de Saúde, Júlio Cotta. Eles acompanharam a movimentação na Divisão de Saúde no início da manhã, juntamente com o reitor Demetrius David da Silva, e agradeceram a parceria da UFV na campanha de vacinação em Viçosa.

O prefeito se disse muito emocionado e feliz com a maneira com que a Universidade vem atendendo à cidade. Já o secretário destacou o tempo recorde (dois dias) para montagem das tendas de recepção e triagem do público e a organização do esquema de vacinação, que, no caso da Pfizer, necessita de uma sala climatizada para o armazenamento. “Não imagino como iríamos conseguir isso sem o apoio da UFV”, afirmou o secretário. “A população tem que reconhecer o empenho, porque foi uma iniciativa muito louvável do reitor e de sua equipe montar toda esta estrutura tão rápido”.

Tal estrutura, segundo a chefe da DSA, Marisa Dibbern, foi pensada com o objetivo não só de criar um ambiente adequado para a vacina, mas também para as pessoas que serão vacinadas. É importante que elas tenham um espaço coberto, banheiro, água, enfim, toda a infraestrutura necessária para garantir a mesma segurança e o mesmo conforto e tratamento de qualidade que estão ocorrendo na vacinação pelo sistema drive-thru no Espaço Multiuso.

Nesta terça, mais de 30 pessoas, entre estudantes e profissionais da área de saúde da UFV e da Prefeitura, estiverem envolvidas na aplicação do imunizante da Pfizer. Foram mais de 500 doses aplicadas. O trabalho continuará durante toda a semana, conforme cronograma já divulgado.

Todo o trabalho que vem sendo realizado pela UFV, em parceria com a Prefeitura, no enfrentamento à covid-19, é motivo de orgulho e satisfação para o reitor da UFV, que enaltece o comprometimento de toda a equipe que está à frente desta luta. Desde fevereiro, a Universidade está com seus portões abertos para a aplicação da vacina contra a covid-19. Por eles, passou a maioria das mais de 18 mil pessoas que, em Viçosa, já receberam a primeira dose dos imunizantes e das sete mil vacinadas com a segunda.

Nas fotos abaixo, um registro da Maria Aparecida Lopes, a primeira vacinada do dia, e também (da esq. para dir.) do secretário Júlio Cotta; o prefeito Raimundo Nonato; o reitor Demetrius da Silva; a chefe da DSA, Marisa Dibbern; o chefe do Setor de Atenção Primária em Imunizações da Prefeitura de Viçosa, Jeferson Viana Oliveira, e o assessor de Saúde da UFV, Bruno David Henriques.