Todos os campi

Software desenvolvido na UFV avalia impacto social de programas mantidos pela Fairtrade

19/05/2021

A parceria entre a UFV e a Fairtrade, organização internacional que busca promover o comércio justo e solidário, tem impulsionado diversas ações. A mais recente delas foi o desenvolvimento de um software intitulado SROI Calc, que busca mensurar o impacto social dos programas mantidos com fundos internacionais da Fairtrade. A ferramenta foi elaborada pelo professor do Programa de Pós-Graduação em Economia Rural (PPGER) Gustavo Bastos Braga e o mestre José Antônio Brilhante, egresso do PPGER e servidor técnico-administrativo do Departamento de Economia Rural.

Com início no ano de 2017, o objetivo da parceria estabelecida entre o PPGER e a Fairtrade foi realizar um estudo para determinar se os programas da organização internacional, como comércio justo, por meio de melhores preços, condições de trabalho decentes e um negócio mais equilibrado para agricultores e trabalhadores em países em desenvolvimento, estavam alcançando os impactos esperados.

Para isso, uma equipe, composta por Gustavo Braga, José Brilhante, o professor Carlos Antônio Moreira Leite, também do PPGER, e dez estudantes de diferentes cursos de graduação da UFV, foi a campo em mais de cem propriedades dos municípios das regiões do Sul de Minas Gerais e Manhuaçu. O intuito da pesquisa era obter as respostas dos próprios produtores sobre as ações da Fairtrade no cotidiano deles, bem como os efeitos em suas famílias, na propriedade e na comunidade na qual estão inseridos.

O trabalho culminou na criação do SROI Calc, que segue os preceitos da Theory of Change, guia dos princípios do Fairtrade, e faz uso da metodologia do Social Return on Investment (SROI) para mensurar em valores monetários qual é o retorno do investimento em programas sociais, financiados com recursos da organização internacional para os produtores, organizações e comunidade envolvida.

O software oferece elementos que contribuem, por exemplo, para as cooperativas de pequenos produtores mensurarem o impacto social dos benefícios concedidos pela organização. Como destaca Gustavo Braga, os produtores certificados recebem o Fairtrade Premium, uma bonificação que é destinada a investimentos em projetos sociais para aprimorar a comunidade em que estão inseridas, como construir uma escola, melhorar uma estrada, dentre outras ações. Assim, o que o SROI Calc faz é medir o seguinte: "a cada real investido em uma determinada ação, quanto de valor total isso retorna socialmente para a comunidade? O resultado gerado não é simplesmente financeiro, mas uma estimativa de ganho social a partir do investimento realizado. A construção de uma escola, por exemplo, pode aumentar a escolaridade da população, o seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e, consequentemente, resultar em mais riquezas", explica.

O acesso ao software, por enquanto, está restrito às cooperativas analisadas, mas a expectativa é possibilitar, futuramente, a disponibilização para todos os interessados. As perspectivas são também que as parcerias entre a Fairtrade a UFV aumentem ainda mais. A instituição já está, inclusive, participando de um processo para adquirir o título de Universidade Fairtrade.

Sobre a Fairtrade

Fundada em 1997, a Fairtrade International é uma associação multilateral, sem fins lucrativos, composta por 22 organizações membros, responsável pela auditoria de produtos em toda a cadeia de suprimentos, desde o produtor, o comerciante até o produto final, em países em desenvolvimento da África, Ásia e América Latina e Caribe.

A Fairtrade International coordena as atividades de suas organizações membros e possui a marca Fairtrade, que aparece em mais de 30 mil produtos. Ela trabalha para compartilhar os benefícios do comércio de forma mais igualitária - por meio de padrões, certificação, apoio ao produtor, programas e defesa.

Foram visitadas mais de cem propriedades durante a pesquisa que resultou no software