Cotidiano

Todos os campi

UFV na mídia: Estudo sobre o impacto do desmatamento da Amazônia no agronegócio é destaque na imprensa nacional

12/05/2021

Um artigo de pesquisadores da UFMG, da UFV e da Universidade de Bonn, na Alemanha, publicado na revista científica Nature Communications, nesta segunda-feira (10), tem se destacado na mídia nacional e já rendeu reportagens na Globo News, Bom dia Brasil, Globo Rural,  TV Record, Revista Veja, entre outros.

Os autores apontam que a falta de chuva e a perda da biodiversidade provocadas pelo desmatamento na região sul da Amazônia já causam queda de produtividade e de receita ao agronegócio brasileiro. A estimativa é de que o prejuízo, mantidos os níveis de desmatamento, chegue até US$ 1 bilhão (R$ 5,7 bilhões) por ano até 2050.

Entre os autores do artigo estão o doutorando do Programa de Pós-Graduação em Meteorologia Agrícola da UFV, Gabriel Medeiros Abrahão, o ex-aluno do mesmo programa e atual doutorando na UFMG, Argemiro Teixeira Leite-Filho, e os pesquisadores da UFMG, Britaldo Silveira Soares-Filho, Juliana Leroy Davis e Jan Borner, da Universidade de Bonn, Alemanha.