Todos os campi

Comitê Pós-Pandemia avalia novas solicitações da comunidade universitária

10/05/2021

A reunião aconteceu na tarde de sexta-feira

O Comitê Pós-Pandemia reuniu-se, nesta sexta-feira (7), para avaliar alguns pedidos de autorização para atividades de ensino, pesquisa e extensão que envolvem grupos ou pequenas viagens durante a pandemia. O Comitê é formado pelos diretores dos campi Florestal e Rio Paranaíba, pró-reitores, diretores dos centros de ciências e do CAp-Coluni, bem como técnicos e representantes estudantis e de sindicatos dos servidores da Universidade e presidido pela vice-reitora, Rejane Nascentes.

Para subsidiar as decisões dos membros do Comitê, a vice-reitora convidou o médico infectologista Alex Simiqueli, que esclareceu dúvidas sobre o cenário atual da pandemia do novo coronavírus. Para o médico, a queda recente no número de mortes e casos confirmados é ainda muito discreta para justificar mudanças nos cuidados, mesmo entre pequenos grupos. Por isso, a maioria dos membros concordou que atividades que envolvam viagens, ainda que pequenas, e contatos com pessoas fora da comunidade universitária ainda precisam ser evitados.

Alguns casos - com envolvimento de pouquíssimos alunos em atividades bastante controladas - foram liberados, com a condição de seguirem rigorosamente os protocolos de biossegurança. Os pedidos são avaliados caso a caso e o Comitê leva em consideração a capacidade de testagem e histórico de vacinação de todos os envolvidos nos pedidos.

Vale lembrar que o pedido de retomada das atividades presenciais de qualquer setor da Universidade deverá ser encaminhado, por e-mail, à reitoria, pró-reitorias ou ainda às diretorias de centros de ciências ou dos campi. A solicitação será submetida à análise técnica do Comitê Pós-Pandemia, que a encaminhará para a aprovação da Administração Superior.