Todos os campi

Edificações e espaços físicos da UFV recebem novas placas de identificação

03/05/2021

As novas placas integram um projeto conduzido pela PAD

Quem passou em frente à reitoria na última semana deve ter notado uma nova placa de identificação do prédio. Diferentemente da antiga, que tinha apenas a palavra “Reitoria”, esta traz o nome em português e inglês e o endereço onde está localizada. Para os entregadores de correspondência e encomendas que não conhecem o campus Viçosa, agora ficou mais fácil saber que, neste caso, deverão se direcionar para a Avenida P.H. Rolfs, nº 700.

A nova placa é a primeira de muitas que serão instaladas nos três campi da UFV. Elas fazem parte de um projeto que vem sendo conduzido pela Pró-Reitoria de Administração (PAD), com a aprovação da Comissão de Espaço Físico. Mais do que uma proposta de substituição das antigas placas e de fortalecimento da identidade visual da Universidade, com padronização de formas e cores, o projeto tem o objetivo de criar uma sinalização mais eficiente, inclusive para as pessoas com deficiência visual. A previsão é a de que todas as placas também identifiquem os setores em braille. Para isso, a PAD vem contando com o apoio da Unidade Interdisciplinar de Políticas Inclusivas, vinculada à Pró-Reitoria de Ensino.

As placas receberão também um QR Code, por meio do qual as pessoas poderão acessar um site, ainda em implementação pela Diretoria de Tecnologia da Informação, sobre a memória da Universidade, que conterá informações sobre as edificações e espaços físicos. Neste caso, a equipe da PAD tem contribuído com o projeto Vida & Memória, coordenado pelo professor João Luiz Lani, do Departamento de Solos. A proposta é vincular também a este QR Code o mapa do campus para que as pessoas saibam precisamente onde estão.

Embora fosse um desejo antigo da Universidade ter uma sinalização mais eficiente, o projeto que está sendo implementado ampliou a ideia inicial. Demandas externas, como a da Polícia Militar de Minas Gerais, por exemplo, que reivindicava melhor identificação das vias do campus Viçosa para atender eventuais ocorrências, se juntaram a necessidades já percebidas internamente. A identificação das vias acabou gerando o cadastramento da numeração das edificações, o que aconteceu com o apoio do Departamento de Engenharia Civil, por meio do trabalho de referenciamento realizado pelo professor Afonso de Paula dos Santos.

As placas azuis, confeccionadas em chapa metálica pela própria PAD, trazem, portanto, mais do que uma novidade estética. Elas identificarão os setores do campus e darão endereços a eles e, com a tecnologia, revelarão um pouco de suas histórias. O projeto também se estenderá aos campi de Florestal e Rio Paranaíba.