Todos os campi

UFV tem sete novas obras realizadas por meio de convênios com a Finep

11/05/2021

As infraestruturas são multiusuárias e valorizam a formação e a atuação multidisciplinar

Há mais de um ano, a UFV está empenhada nas atividades remotas. O foco está ao mesmo tempo na continuidade dos serviços e na segurança do distanciamento físico. Mas, pensando no futuro, a Universidade também está investindo na atualização dos seus campi. Dentre as novidades que professores, técnicos e estudantes encontrarão ao retomarem as atividades presenciais – ainda sem data determinada, vale ressaltar –, estarão sete obras realizadas por meio de convênios com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Cinco obras estão no campus de Viçosa, uma em Florestal e uma em Rio Paranaíba. As infraestruturas, descritas abaixo, estão sendo finalizadas e os convênios correspondentes a elas serão concluídos, com as formalidades exigidas, no segundo semestre de 2021. Para a UFV, esse processo, especificamente, significará um grande dever cumprido junto à Finep. Isso porque as sete obras estavam atrasadas: apesar de terem datas diferentes, o primeiro convênio foi assinado em 2007. Uma série de alterações, complementações e adequações à atualidade da Universidade – entre outros fatores, como a pandemia da covid-19, recentemente – estenderam sobremaneira os prazos de execução. A compreensão da Financiadora ao longo desses anos, de acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Raul Guedes, foi essencial.

Cada prazo de execução estendido também representou um aumento de investimento de recurso financeiro próprio da UFV. O pró-reitor explica que, normalmente, esses convênios estabelecem um investimento maior da parte da Finep e um valor de contrapartida da instituição conveniada. Quando acontecem atrasos, porém, a inflação acaba transformando esse valor de contrapartida na maior quantia. Portanto, além de cumprir o dever junto à Finep, a atual administração da UFV está encerrando as despesas institucionais relacionadas à finalização dessas sete obras. O trabalho é um esforço da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG), em conjunto com as pró-reitorias de Administração e de Planejamento e Orçamento, além da reitoria, que captou e alocou o recurso próprio necessário, e a Fundação Arthur Bernardes, que participou da interlocução com a Financiadora.

O pró-reitor e a técnica da PPG Solange Ramos, que gerencia os convênios com a Finep, ainda ressaltam que esse processo é importante para a participação e desempenho da Universidade em novos editais da Financiadora e para que a instituição não seja penalizada. O investimento da Finep, assim como outros que a UFV recebe, tem objetivos específicos e não poderia ser usado para custear outra despesa. Caso não cumprisse os convênios, a Universidade seria obrigada a devolver esse investimento para a Financiadora, incluindo o que já foi usado, com correção monetária.

Atualização necessária

As infraestruturas são multiusuárias e mostram a valorização, tanto da UFV quanto da Finep, da formação e atuação multidisciplinar. As sete obras beneficiarão diferentes iniciativas ao mesmo tempo, abrangendo desde os ensinos médio e técnico, passando pela graduação, até a pós-graduação, dos três campi da Universidade.

Segundo Raul e Solange, esses investimentos são importantes para o avanço do ensino, da pesquisa e da extensão, mantendo a atualização e competitividades institucional com o passar dos anos. “Muitos estudantes podem desenvolver projetos e até atuar junto a instituições renomadas no exterior porque contam com essas infraestruturas”, Solange afirma. “Se não investirmos, vamos ficar defasados; não teremos como oferecer uma formação adequada para novos profissionais”. Dentre os inúmeros exemplos de resultados já obtidos, ela cita as atuais ações de enfrentamento à pandemia da covid-19.

As infraestruturas também possibilitam que a UFV preste serviços, capte recursos e tenha certa flexibilidade orçamentária para complementar, por exemplo, a assistências estudantil e programas diversos. Em todos esses sentidos, o impacto da contribuição da Finep na rotina da Universidade é muito positivo, como lembra Raul: “a maior parte da infraestrutura de pesquisa do campus Viçosa, principalmente, foi construída com convênios com a Financiadora”.

O processo, para o reitor Demetrius David da Silva, realmente representa um marco para a UFV. Tanto por disponibilizar infraestruturas adequadas para pesquisas de alto nível nos três campi quanto por resgatar a relação de credibilidade da Universidade com a Finep. "Relação que estava fortemente abalada com os atrasos recorrentes na realização das obras, por parte da Universidade”. Mesmo considerando o momento complexo de crise econômica e a necessidade de priorizar expressivos recursos financeiros próprios da UFV para concretizar as sete obras, ele afirma: “felizmente a Universidade tem conseguido honrar todos os compromissos assumidos anteriormente com a Finep e os recursos necessários para a finalização das obras foram integralmente empenhados já no ano de 2020”.

De acordo com Demetrius e Raul, a UFV finaliza essas sete obras com a expectativa de que sejam bem utilizadas por todos os professores, técnicos e estudantes. “E, aqui, não estamos falando de um aspecto financeiro. Os retornos esperados pela Universidade são recursos humanos e produção de conhecimentos”, Raul destaca.

As obras

Abaixo estão os nomes e detalhes das sete obras: