Serviços

Todos os campi

PPO informa sobre abertura do Sistema de Planejamento e Gerenciamento de Contratações para 2022

15/04/2021

A Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento (PPO) informa que o Sistema de Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC), disponibilizado pelo Portal de Compras Públicas, encontra-se aberto para lançamento de itens que pretendem ser adquiridos durante o exercício de 2022. Os itens devem ser lançados até o dia 7 de maio de 2021, para posterior aprovação pela unidade de compra, a Diretoria de Material (DMT).

Entre as mudanças para este ano, estão:

1. Marcação do item com a Flag “Orçto”: a marcação com “sim” deverá ser usada apenas no lançamento de contratos em andamento. O Serviço de Gestão de Contratos centralizará, mais uma vez, os contratos de serviços continuados da UFV. Sendo assim, as demais unidades devem marcar “não”.

2. Os itens de estoque serão lançados exclusivamente pelos respectivos Almoxarifados em cada campi (DMT-CAV; SMD-CAF; e SMT-CRP).

3. Os itens de TI (registro de preços) serão lançados exclusivamente pelas unidades de Tecnologias da Informação e Comunicação  (DTI-CAV e CRP; STI-CAF).

O setor ressalta ainda que:

  • Utiliza como base para preenchimento desse planejamento a Matriz de Distribuição Orçamentária da UFV, referente ao ano corrente (Matriz 2021).
  • O acesso ao PGC é realizado por meio do link, acesso com número de CPF e senha (a mesma do Sigac). 
  • Caso apresente problema de cadastro/ senha, favor encaminhar e-mail para dfinanc@ufv.br com nome completo do servidor, e-mail e número de CPF

De acordo com a PPO, este procedimento foi instituído pela Instrução Normativa 01/2019, do Ministério da Economia. Ele permite a elaboração do Plano Anual de Contratações, documento que será usado, junto a outros, como base para a construção de Registros de Preços. O objetivo é aperfeiçoar a governança e gestão das contratações, além do uso estratégico das compras públicas, possibilitando mais eficiência nos resultados institucionais e na utilização de recursos públicos.

Porém, ressalta a PPO, este procedimento não elimina a obrigatoriedade dos setores responsáveis, de realizar as devidas solicitações via Sistema Integrado de Materiais (SIM), conforme a rotina já adotada na UFV, para que a Diretoria de Material possa dar prosseguimento aos processos licitatórios.

Outras informações podem ser obtidas na página da DMT: https://www.dmt.ufv.br/planejamento-de-compras/

Divulgação Institucional