Todos os campi

UFV lança Portal de Dados Institucionais

05/04/2021

Todos os detalhes estão em paineis.ufv.br

A UFV acaba de lançar o Portal de Dados Institucionais, com diversos painéis de informações públicas sobre suas estruturas e atividades, considerando os campi de Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba. A plataforma, desenvolvida pela Diretoria de Tecnologia da Informação, pode ser acessada por todos; seus dados podem ser consultados e usados em iniciativas da própria Universidade e de outros órgãos públicos e privados.

O Portal mostra diversas informações, como as relacionadas ao ensino remoto, aos números e evolução da pós-graduação e à gestão de pessoas, entre outras. Nele também estão resultados de questionários aplicados na comunidade universitária. Tudo disponível de maneira intuitiva, dinâmica e principalmente interativa, possibilitando busca por assunto de interesse, aplicação de filtros e geração de relatórios.

De acordo com o chefe do Serviço de Apoio Tecnológico, Anderson Lamas, a plataforma faz parte das ações de governança voltadas para a transparência e o acesso à informação no serviço público, além de valorizar tais dados como estratégicos. Seu desenvolvimento, segundo Anderson, começou há cerca de três anos e envolveu coleta, análise e compartilhamento de informações por meio de ferramentas de Inteligência de Negócios – do inglês Business Intelligence –, que servem à gestão de negócios.

O lançamento é um marco para a UFV. Essa é a primeira plataforma de divulgação de informações públicas sobre a instituição com foco na interatividade, atualização e incrementação constante. Antes, como Anderson conta, dados como esses eram acessados a partir de sistemas restritos ou por meio de relatórios estáticos, como é o caso do Portal de Dados Abertos e do Relatório UFV.

A iniciativa tem o apoio do Comitê de Governança de Dados e Segurança da Informação. Todos os detalhes estão em paineis.ufv.br.