Todos os campi

Matrículas dos selecionados no Sisu acontecem pela primeira vez de forma remota na UFV

29/03/2021

Pela primeira vez, as matrículas na UFV dos aprovados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ocorrerão totalmente de forma remota. A mudança, impulsionada pela pandemia, permitirá maior segurança e praticidade para os futuros estudantes da UFV. Para que isso seja possível, as equipes da Pró-Reitoria de Ensino (PRE) e da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) estão trabalhando de forma conjunta e intensa no desenvolvimento de um sistema de matrículas próprio e eficiente.

Como destaca a presidente da Comissão de Matrículas, Cristiane Baquim, o Sistema GPS de matrículas foi todo desenvolvido pela DTI, com as orientações da PRE, "para atender à necessidade que temos de receber toda a documentação necessária para a efetivação das matrículas, bem como possibilitar que as comissões que analisam os procedimentos referentes às cotas (escola pública, renda, raça e deficiência) consigam realizar o trabalho com o mesmo critério e padrão de qualidade característico da UFV".

Processo de matrículas na UFV

A seleção e a classificação dos candidatos para ocupação das vagas nos cursos presenciais de graduação da UFV no primeiro semestre letivo de 2021 serão feitas pelo Sisu, cuja primeira chamada está prevista para ser divulgada, no endereço: sisu.mec.gov.br, no dia 13 de abril. Após a divulgação, os candidatos selecionados em primeira chamada deverão se matricular na UFV, de forma on-line, de 15 a 17 de abril, conforme o cronograma de matrículas da Universidade.

A matrícula será realizada remotamente para o campus da UFV no qual o candidato se inscreveu. Para efetivá-la, os candidatos deverão, obrigatoriamente, anexar no sistema de matrículas da UFV os seguintes documentos digitalizados em formato colorido, a partir do original:

• Certificado de Conclusão do Ensino Médio, com o respectivo Histórico Escolar;
  • Certidão de Nascimento ou de Casamento;
  • Documento de Identidade – Carteira de Identidade;
  • Uma fotografia recente conforme instruções no Anexo II do edital;
  • CPF ou o comprovante de cadastro emitido pela Receita Federal;
  • Título de Eleitor e do comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral ou comprovante de regularização junto ao Tribunal Superior Eleitoral. O comprovante poderá ser retirado no site do TSE;
  • Comprovante de estar em dia com o Serviço Militar (sexo masculino); e
  • Cartão de Vacinas atualizado.
  • No caso de estrangeiros, apresentar passaporte com visto permanente ou passaporte e autorização da Diretoria de Relações Internacionais da UFV (DRI), comprovando, além da legalidade de sua permanência no Brasil, a autorização para se matricular no curso pretendido na UFV.
  • Concluintes do Ensino Médio em instituições estrangeiras deverão apresentar toda a documentação exigida para a matrícula autenticada em Representação Consular Brasileira, no país onde funciona o estabelecimento de ensino que a houver expedido, e oficialmente traduzida para a língua portuguesa.

Os candidatos que se inscreverem em uma das modalidades de vagas reservadas deverão enviar ainda os documentos indicados nas páginas 14 a 16 do edital, de acordo com a modalidade escolhida. Vale lembrar que é responsabilidade do candidato a digitalização legível dos documentos e a verificação se houve algum corte de informações durante a digitalização.

O candidato deverá observar se, ao final do processo remoto de pré-matrícula, foi gerado o comprovante de confirmação de sua pré-matrícula. Além disso, é necessário acompanhar pelo sistema se a matrícula foi realmente deferida pela equipe da Comissão Geral de Matrículas. É de inteira e exclusiva responsabilidade do candidato o correto preenchimento dos campos, o respectivo envio da documentação correspondente à modalidade inscrita e o acompanhamento da confirmação da matrícula, após a análise dos documentos.

Todos os detalhes estão disponíveis no edital e no site http://www.pse.ufv.br.