Todos os campi

"Lixeira inteligente" criada por graduado na UFV coleta dados sobre embalagens e resíduos

05/03/2021

Foto: Divulgação Supermercado Escola

Um equipamento desenvolvido por um graduado em Engenharia Agrícola e Ambiental na UFV contribui, ao mesmo tempo, para aprimorar a prática da coleta seletiva, favorecer entidades locais de catadores de recicláveis e ainda oferecer a possibilidade de premiação a usuários pela adesão ao sistema. A "lixeira inteligente" gera dados sobre os materiais descartados, permitindo quantificar de modo mais preciso esse material.

Batizada de Lixeira UP, a invenção faz parte de um projeto mais amplo - o Upcycling (reutilização, em inglês) - que, por sua vez, se insere no contexto da chamada logística reversa, instituída pela Política Nacional de Resíduos Sólidos. A proposta desta e de outros acordos e normas definidas nos últimos doze anos é contribuir com o mapeamento do descarte de produtos e embalagens, de forma a tornar mais frequente e eficiente o processo de reciclagem.

A "lixeira inteligente de logística reversa com conexão à internet", conforme o título do pedido de patente registrado junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), dispõe de um leitor de códigos de barras, por meio do qual ocorre a obtenção dos dados relativos ao material descartado. "Com isso, é possível certificar que haja a destinação correta desses materiais gerados por determinados fabricantes", explica o engenheiro Igor Quintão, criador da Lixeira UP. Ele conta que desde 2016 já havia idealizado o sistema de logística reversa adotado em parceria com a universidade e o Supermercado Escola, empresa parceira da iniciativa, mas ainda não dispunha de uma tecnologia necessária para efetivar o processo. "Durante a pandemia, pude desenvolvê-lo, testar em casa e propor a parceria com o Supermercado", explica.

Recém-aprovado em um programa de mestrado na UFV, Igor enxerga o projeto também como uma maneira de contribuir com a universidade onde se graduou. "Desenvolvi a Lixeira UP com recursos próprios e não teria lugar melhor para implementar senão a UFV. Eu penso que isso é uma forma deu retribuir os meus anos de graduação nessa instituição que tanto me acolheu e me formou Engenheiro".

O projeto UpCycling, em parceria com Divisão de Gerenciamento de Resíduos da UFV e o Supermercado Escola, destina todos os recicláveis coletados às associações de catadores estabelecidas em Viçosa (Acamare e Acat), fornecendo um material mais limpo e passível de ser reciclado. Para utilizar o sistema, o usuário precisa, em primeiro lugar, acessar o site https://www.reciclemaqui.eco.br/. O cadastro é necessário para que, futuramente, o mesmo se torne um Consumidor Verde, podendo obter benefícios a serem definidos em parcerias com empresas locais. "É uma forma de estimular a participação", afirma Igor.

A adoção de práticas no âmbito da logística reversa atende a um conjunto de normas que estabelecem o compartilhamento da responsabilidade na gestão de resíduos, abrangendo toda a cadeia de produção, distribuição e consumo dos produtos. Segundo o chefe da Divisão de Gerenciamento de Resíduos da UFV, Renan de Almeida Costa, a Universidade vem desenvolvendo iniciativas nesse sentido, tendo o Supermercado Escola como participante dos processos. Dessa forma, é possível tornar mais acessível o descarte de pilhas, lâmpadas e outros itens. "Essas medidas estão inseridas em nossas políticas institucionais, que incluem também a gestão adequada de resíduos químicos, a coleta seletiva solidária e demais ações já em execução, bem como outras em fase de estudos e planejamento", afirma.

Os materiais recicláveis, como óleo de cozinha usado, lâmpadas, pilhas, baterias, plásticos e metais, podem ser descartados no ponto de coleta do Supermercado Escola durante seu período de funcionamento, de segunda a sábado, das 8h às 20h. Outras informações podem ser obtidas por meio das redes sociais (@supermercadoescola) ou pelo WhatsApp (31) 3899-7215.