Todos os campi

9° Congresso Brasileiro de Extensão Universitária acontece na próxima semana

04/03/2021

Entre 8 e 11 de março, acontecerá o 9° Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU). A promoção é das universidades federais de Minas Gerais e de Alfenas, com o apoio de várias instituições de ensino superior mineiras, incluindo a UFV. O evento, virtual e gratuito, será direcionado pelo tema Redes para promover e defender os direitos humanos e oferecerá uma programação diversa. Todos os detalhes estão no site www.ufmg.br/cbeu.

A abertura do 9º CBEU será transmitida na segunda-feira (8), às 19h. Além da participação de representantes das universidades organizadoras e do Fórum de Pró-reitores de Extensão de Instituições Públicas Brasileiras de Educação Superior, ela contará com conferência de Ailton Krenak e apresentação musical de Titane e Maurício Tizumba. No encerramento, no dia 11 de março, às 19h, a conferência Direitos Humanos, atuação das Universidades na perspectiva do compromisso social por meio das políticas públicas e respeito à nossa casa comum será ministrada pelo teólogo, filósofo e escritor Leonardo Boff.

De terça (9) a quinta-feira (11), a programação segue com apresentações de trabalhos e mesas-redondas, que debaterão as diretrizes da extensão universitária, direitos humanos, pandemia de covid-19, divulgação científica, cultura, meio ambiente, mineração, tecnologias sociais e formação de professores, entre outras temáticas. Nesses dias ainda serão realizadas iniciativas como o Espaço Paulo Freire, em parceria com o movimento estudantil, e a Exposição de Produtos Extensionistas. As atrações culturais estarão associadas ao 15° Festival de Verão UFMG.

O CBEU é realizado a cada dois anos, por universidades de diversas regiões do país.