Tecnoparq trabalha com o INPI em projeto de cooperação entre Brasil e Dinamarca

23/02/2021

Como parte das ações do Projeto de Cooperação para Inovação Brasil-Dinamarca, a equipe do Parque Tecnológico de Viçosa (Tecnoparq) realizou uma reunião on-line com profissionais do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), no início deste mês. O objetivo foi estreitar parcerias por meio do desenvolvimento de ações conjuntas, dentre elas a prospecção de projetos brasileiros de interesse internacional.

A reunião reforçou o potencial de colaboração entre as instituições, bem como a inserção da UFV na segunda fase do Projeto de Inovação com a Dinamarca, que será voltada para a área da saúde, buscando tecnologias digitais e médicas, ensaios clínicos, dentre outros temas que serão propostos para a formação de parcerias bilaterais. Através de articulações com potenciais parceiros, como o INPI, o Tecnoparq divulgará os projetos de pesquisas desenvolvidos na Universidade, além de criar oportunidades para os pesquisadores e para as suas startups e possibilitar a captação de investimentos para impactar positivamente a sociedade.

Representaram o INPI na reunião a analista de Relações Bilaterais, Renata Ribas; o coordenador geral de Disseminação para Inovação, Felipe Augusto; o coordenador da Academia, Ricardo Rodrigues; o coordenador de Articulação, Vinicius Bogea; e a chefe da Divisão de Cooperação, Cristiana Freitas. Já da parte do Tecnoparq estiveram a diretora executiva; Adriana Faria; a coordenadora do Tecnoparq, Jucélia Roberto; a agente de Internacionalização, Flavia Carneiro; e a assistente Projetos do Innovation Link, Luciana Soares.

Sobre o Projeto de Cooperação Brasil-Dinamarca

O projeto consiste em uma parceria entre o INPI e instituições dinamarquesas para prospectar iniciativas brasileiras de interesse internacional. Com isso, será possível a efetivação de parcerias entre pesquisadores brasileiros e pesquisadores e empresas dinamarquesas. A primeira fase do projeto ocorreu no dia 15 de setembro de 2020 e foi seguido do primeiro evento técnico: a série de webinários sobre agricultura, agronegócio e inovação, ocorridos de 17 a 23 de setembro. Em cada um dos cinco dias de webinários, empresas dinamarquesas apresentaram suas soluções tecnológicas em diversas áreas relacionadas à agricultura.

O Tecnoparq, juntamente com a Comissão Permanente de Propriedade Intelectual (CPPI), entrou neste projeto, inicialmente, para prospectar pesquisadores da UFV cujas pesquisas pudessem ser de interesse das instituições dinamarquesas. Foram disponibilizadas quatro vagas para a UFV e o Tecnoparq contactou professores cujas pesquisas tinham maior proximidade com os temas solicitados. Foram eles: Antônio Fernandes de Carvalho (DTA), Tiago Antônio de Oliveira Mendes (DBB), Ricardo Capúcio de Resende (DEP) e Domingos Sárvio Magalhães Valente (DEA). Esses professores tiveram a oportunidade de apresentar suas pesquisas, realizar networking com as instituições participantes e iniciar negociações para potenciais parcerias.

Para a segunda da fase do projeto, que terá como tema principal saúde, o Tecnoparq já está prospectando pesquisadores da UFV que possam ser envolvidos tanto na etapa de webinários, como na etapa de apresentação de pesquisas.