Institucional

Todos os campi

Projeto Pílulas Pedagógicas produz podcasts sobre uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação

22/02/2021

.

Um dos projetos aprovados no último edital do Funarben - Programa de Apoio ao Ensino da Fundação Arthur Bernardes - tem ocupado as redes sociais com dicas sobre a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). O projeto em questão é o Pílulas pedagógicas: podcast com orientações de uso das TDICs no ensino remoto, coordenado pela professora Tereza Angélica Bartolomeu, do Departamento de Economia Doméstica (DED).

Por meio do “Pílulas”, estão sendo produzidos e enviados – de segunda a sexta-feira - podcasts curtos, com três a quatro minutos, para grupos criados pela equipe do projeto no Telegram e WhasApp. A proposta é abordar temas que contribuam para os processos de ensino e aprendizagem durante a pandemia de covid-19.

No primeiro podcast, enviado no último dia 17, a orientação foi sobre como criar um encontro virtual. No dia seguinte, a dica girou em torno da inclusão dos participantes nesse encontro, para que possam receber o convite e entrar automaticamente. Em cada podcast a realização do procedimento sugerido é explicada passo a passo. Além disso, todos são enviados juntamente com um pequeno texto de apresentação sobre o tema a ser tratado, que inclui também ferramentas tecnológicas de interação e avaliação.

Inicialmente pensado para atender somente à comunidade acadêmica da UFV, o projeto se estendeu e acabou se abrindo para todos que têm interesse em novas experiências didáticas e necessitam realizar implementações tecnológicas. Podem participar, portanto, todos os que, de alguma maneira, estão envolvidos com o ensino (do nível básico à pós-graduação) público ou privado.

A equipe do projeto acredita que, por meio do “Pílulas Pedagógicas”, será possível não apenas contribuir para auxiliar o ensino remoto, durante a pandemia de covid-19, mas também, posteriormente, ajudando no desenvolvimento de novas habilidades e competências, a fim de proporcionar bons momentos de ensino-aprendizagem.

Além da professora Tereza Bartolomeu, integram o projeto a bolsista Amanda Carvalho Filgueiras, estudante de Licenciatura em Química; as professoras Silvane Guimarães Silva Gomes (Cead), Ana Iris Mendes Coelho e Luiza Carla Vidigal Castro, ambas do Departamento de Nutrição e Saúde; a técnica Rita de Cassia Bhering Ramos Pereira (DED) e a mestranda do Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica Thalita Rodrigues Rossi.

Como receber

Para receber as “Pílulas Pedagógicas”, é preciso fazer a adesão em um dos grupos dos links abaixo:

Telegram: https://t.me/joinchat/IPvV9Ze8-UdwL27S

WhatsApp:

Como o WhatsApp limita em 257 o número de integrantes nos grupos, foram criados três nesta plataforma. No Telegram, há apenas um grupo, já que permite até 200 mil integrantes. Os quatro grupos são idênticos, não havendo, portanto, a necessidade de se inscrever em mais de um.

Apesar de a equipe do projeto ter uma série de temas pensados e já produzidos, os participantes podem sugerir temáticas pelo e-mail pilulaspedagogicas@ufv.br ou no privado dos grupos do Telegram e WhatsApp, pelo telefone (31) 3612-7629

 

Divulgação Institucional