Todos os campi

Racismo e representatividade negra são abordados em série de vídeos sobre mulheres e meninas na ciência

10/02/2021

O Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência, estabelecido pela ONU, está sendo celebrado em todo o mundo nesta quinta-feira (11). Desde segunda (8), porém, a UFV está divulgando uma série de vídeos com depoimentos de pesquisadoras dos seus três campi com o objetivo de contribuir com reflexões sobre o tema – nas redes sociais da instituição, inclusive, muitas pessoas estão comentando e interagindo, ressaltando a importância dessa discussão. A convidada da vez é a professora do Departamento de Educação da UFV-Viçosa Maria Simone Euclides, que aborda questões sobre racismo e representatividade negra. O vídeo está disponível abaixo.

A série está sendo realizada pela Diretoria de Comunicação Institucional e irá até sexta (12). Os episódios divulgados anteriores foram os seguintes:

• Episódio #1: a professora do Departamento de Economia Rural da UFV-Viçosa Lorena Vieira Costa Lelis falou sobre os impactos da maternidade na trajetória profissional
  • Episódio #2: a vice-reitora da UFV e professora vinculada ao Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas da UFV-Rio Paranaíba, Rejane Nascentes, falou sobre a baixa representatividade das mulheres nos níveis mais altos da carreira acadêmica e científica
  • Episódio #3: a estudante de Ciência da Computação e integrante do Programa MinasCoders da UFV-Florestal Naiara Diniz falou sobre questões vivenciadas por jovens que escolhem cursos superiores na área de ciências exatas e tecnológicas

Todo o material está no Instagram, Facebook, Twitter e Youtube da UFV.