Institucional

Todos os campi

Série de vídeos apresenta os desafios de meninas e mulheres na ciência

08/02/2021

No dia 11 de fevereiro, o mundo todo celebrará as meninas e mulheres na ciência. A data foi instituída pela ONU para estimular eventos e atividades que visam dar visibilidade ao papel e às contribuições fundamentais das mulheres nas áreas de pesquisa científica e tecnológica. O objetivo é debater os principais desafios das mulheres na ciência para estimular a reflexão sobre a desigualdade de gênero neste setor. 

Segundo a ONU, a ciência e a igualdade de gênero são vitais para a consecução das metas de desenvolvimento estabelecidas internacionalmente, incluindo a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. A UFV aderiu a essa campanha e, durante toda a semana, dará voz a meninas e mulheres cientistas, em vídeos produzidos pela Diretoria de Comunicação Institucional (DCI).

Em cinco episódios, pesquisadoras da UFV irão comentar sobre alguns dos desafios que são comuns às mulheres cientistas em todo o mundo: maternidade e ciência, a baixa representatividade das mulheres nos níveis mais altos da carreira científica, o racismo agravando ainda mais o acesso ao meio científico, entre outros. Os depoimentos também irão refletir por que as meninas, desde muito cedo, têm dificuldades para escolher as áreas relacionadas ao Stem, sigla em inglês para ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

No primeiro episódio, a professora do Departamento de Economia Rural Lorena Vieira Costa, fala sobre os impactos da maternidade na carreira científica das mulheres. Confira no vídeo abaixo:  

 

 

Divulgação Institucional