Todos os campi

Período Especial Remoto 2 começa nesta segunda com mais de 1.500 disciplinas

29/01/2021

A maioria das disciplinas será oferecida pelo PVANet

Em função da continuidade da pandemia de covid-19 e dos riscos que as atividades presenciais ainda representam, os três campi da UFV – Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba – iniciarão mais um Período Especial Remoto (PER) nesta segunda-feira (1º). Igualmente ao que aconteceu ao longo de 2020, as atividades do PER 2 também se darão por meio de tecnologias digitais da informação e comunicação nas condições estabelecidas pela Resolução nº 16/2020, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). As aulas irão até 21 de maio e os exames finais serão aplicados entre 25 e 27 do mesmo mês.

A exemplo do PER 1, a participação dos estudantes neste período, equivalente ao segundo semestre letivo de 2020, também é facultativa. Aqueles que não efetivaram suas matrículas terão seus vínculos institucionais preservados. Para quem se matriculou, o recomeço virtual já tem data e hora marcadas, e também o lugar: a maioria das disciplinas acontecerá pelo PVANet. Se houver algum ajuste de matrícula a ser feito, como inclusão ou exclusão de disciplinas no plano de estudo, o prazo é até 5 de fevereiro para os três campi.

Disciplinas e participação

As disciplinas oferecidas no PER 2 são, basicamente, as previstas no catálogo de graduação para o semestre 2020-II, além do conteúdo teórico das disciplinas teórico-práticas que puderam ser desmembradas. Serão 1.080 disciplinas no campus Viçosa, 212 no campus Florestal e 247 no campus Rio Paranaíba, lembrando que algumas delas são multicampi. Embora o período de acerto de matrícula ainda não tenha terminado, calcula-se que cerca de 12 mil alunos de graduação, de todos os cursos da UFV, participarão do PER 2.

As expectativas da Pró-Reitoria de Ensino (PRE) são as de que as atividades transcorram com sucesso. O pró-reitor João Carlos Pereira da Silva lembra que as avaliações, ainda que preliminares, sobre o Período Especial de Outono e o PER 1, realizados em 2020, indicam que a UFV tem desenvolvido suas atividades remotas com o padrão de qualidade que sempre a caracterizou. E é este padrão que, certamente, marcará o PER 2, cujo principal objetivo é manter a vinculação entre os estudantes e a UFV.

No contexto de pandemia, em que a Universidade e outras instituições de ensino tiveram que criar e inovar seus processos didático-pedagógicos, o professor João Carlos registra o seu agradecimento aos docentes, estudantes e técnicos, pela dedicação, comprometimento e superação. O pró-reitor considera que o momento ainda é desafiador, mas que as palavras de ordem continuam sendo união e solidariedade.