Institucional

Campus Viçosa

UFV produz e distribui EPIs para 30 municípios do Alto Rio Doce

29/01/2021

Os EPIs estão sendo entregues às Secretarias Municipais de Saúde. Foto: Daniel Sotto Maior

A UFV iniciou, nesta quinta-feira (28), a doação de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) que serão utilizados no combate à pandemia da covid-19 em 30 municípios da região Alto Rio Doce. Serão distribuídas, gratuitamente, 64 mil máscaras cirúrgicas, quatro mil máscaras tipo face schield e 15 cápsulas utilizadas em terapia intensiva para intubação de pacientes com problemas respiratórios. Os equipamentos foram produzidos por três departamentos da UFV, em atendimento ao edital de enfrentamento da pandemia e geração de emprego e renda, firmado através de uma parceria da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC) com o Ministério Público do Trabalho e a Vara da Justiça do Trabalho de Ouro Preto.

O edital foi proposto pela PEC ao Ministério Público do Trabalho para, entre outros objetivos, incentivar a criação de projetos de extensão que contribuam para o atendimento das demandas da comunidade e grupos em situação de vulnerabilidade, além de fomentar ações que auxiliem na geração de emprego e renda. O projeto Desenvolvimento e produção de equipamentos de proteção individual e coletiva para serem usados por profissionais da saúde no enfrentamento da Covid-19 é coordenado pela professora Andréia Guerra Siman do Departamento de Medicina e Enfermagem da UFV (DEM).

As máscaras cirúrgicas foram fabricadas por costureiras e aprendizes de costura de Viçosa, remuneradas pelo projeto, sob a orientação das professoras Flávia Batista de Sá Dias e Andréia Guerra Siman, do DEM. A iniciativa contou também com o apoio da empresa Teixeira e Lobato, que cedeu as instalações e maquinários para a confecção.

Já os projetos das máscaras face shiled e das cápsulas para intubação foram elaborados pelos professores Andressa Martines, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Alexandre Santos Brandão, do Departamento de Engenharia Elétrica. O material foi produzido em impressoras a laser ou 3D. Em fevereiro, ainda em atendimento ao mesmo edital, estes departamentos irão oferecer cursos para jovens interessados em aprender técnicas de modelagem 3D.

O quantitativo dos EPIs foi definido pela Superintendência Regional de Ponte Nova, que abarca os 30 municípios beneficiados pelo edital. Para o secretário de saúde de Oratórios, Elias Andrade, os EPIs irão ajudar muito na proteção dos profissionais de saúde que estão atuando diretamente no enfrentamento da pandemia em hospitais e Unidades Básicas de Saúde.

A iniciativa de produção dos EPIs foi da Comissão Produção de Inovações Tecnológicas, criada no início da pandemia para envolver professores e pesquisadores em busca de soluções técnicas para orientar as regiões onde estão os seus três campi. Estas regiões já foram contempladas em ações semelhantes, com recursos próprios da Universidade. Desta vez, o projeto contou com a parceria do Ministério do Trabalho e recursos oriundos de multas pagas pelas empresas responsáveis pelos desastres da queda da barragem de Mariana.

Divulgação Institucional