UFV recebe representantes da prefeitura de Viçosa para alinhar ações na área da saúde

22/01/2021

O reitor Demetrius David da Silva recebeu, nesta sexta-feira (22), o prefeito de Viçosa, Raimundo Nonato Cardoso, o secretário de Saúde Júlio César de Abreu Cotta e o secretário de Administração Luan Campos Monteiro. O principal objetivo da reunião foi alinhar a continuidade das ações de apoio ao município, principalmente na área da saúde, em função da pandemia de covid-19. O assessor de saúde da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários, Bruno David Henriques, também participou do encontro.

Os testes realizados pelos laboratórios da UFV estiveram entre os pontos discutidos. O reitor lembrou que o volume de testagem e a rapidez dos resultados entregues pela Universidade foram fundamentais para que a média de casos em Viçosa fosse 10 vezes menor que a média nacional e o sistema de saúde não ficasse sobrecarregado. Por isso, destacou como primordial o esforço coletivo para a retomada da testagem, que está suspensa desde o fim dezembro por falta de insumos. Como ainda não foram enviados pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, a prefeitura se propôs a agilizar a compra dos materiais necessários para que a testagem volte a acontecer o quanto antes.

O reitor reforçou que toda a equipe e estrutura da UFV continuam à disposição do município, inclusive durante a nova e mais otimista fase da pandemia: o período de vacinação. O professor Demetrius sugeriu que ela aconteça no Espaço Multiuso quando um número significativo de doses estiver disponível. A sugestão foi muito bem recebida pela administração municipal.

Durante a reunião, o reitor destacou o trabalho coletivo como fundamental para atravessar os momentos desafiadores: “se trabalharmos com planejamento e união, a população é quem ganha”. O prefeito Raimundo Nonato também considera muito importante a parceria do município com a Universidade e manifestou a intenção de fortalecê-la durante toda a sua gestão e não apenas neste período da pandemia.

A reunião seguiu todos os protocolos de biossegurança