Institucional

Campus Viçosa

Doutoranda da UFV apresenta alternativa para controle de praga que ataca plantações de citros

22/01/2021

O ácaro pode reduzir em até 85% a infestação de psilídeos em plantas

O artigo da doutoranda Milena Kalile, do Programa de Pós-graduação em Entomologia (PPGEnt), publicado na revista Biocontrol, apresenta o ácaro Amblyseius herbicolus como alternativa para o controle do vetor do greening, doença que atinge plantações de citros, como laranjas, limões e tangerinas, em vários países, inclusive no Brasil. A doença é causada por uma bactéria transmitida pelo psilídeo-asiático-dos-citros (Diaphorina citri), inseto frequentemente encontrado nos pomares brasileiros, sendo capaz de comprometer a planta de forma irreversível. 

Atualmente, o controle do psilídeo é feito por meio de inseticidas, de forte impacto ambiental, com fungo ou com uso da vespa Tamarixia radiata, inimiga natural do psilídeo, capaz de parasitar as fases finais de ninfa, antes de virar adulto. O trabalho desenvolvido por Milena acompanha a ação do ácaro no controle dos ovos e da primeira ninfa do psilídeo, indicando uma alternativa sustentável, capaz de atuar inclusive preventivamente, e com custo menor, uma vez que o ácaro é de fácil criação em laboratório.

As observações da pesquisadora, ainda em laboratório, sugerem que o ácaro pode reduzir em até 85% a infestação de psilídeos em plantas. O artigo publicado foi baseado no trabalho realizado pela pós-graduanda durante o mestrado, com orientação de Arne Janssen, pesquisador da Universidade de Amsterdã e docente colaborador da UFV. Também colaboraram no artigo os professores Angelo Pallini e Simon Elliot, as doutoras Verônica Fialho e Morgana Fonseca eo doutorando André Cardoso, do PPGEnt, além do graduando em Agronomia Tércio Carvalho. Confira mais detalhes da pesquisa na reportagem divulgada no site do Programa de Pós-Graduação em Entomologia.

Divulgação Institucional