Professor integra Comitê Científico do Instituto Terra

21/01/2021

O professor João Luiz Lani, do Departamento de Solos, do campus Viçosa, está entre os pesquisadores convidados para compor o Comitê Científico do Instituto Terra, criado, em 1998, pelo renomado fotógrafo Sebastião Salgado e sua esposa Lélia Deluiz Wanick Salgado. Trata-se de uma organização civil, sem fins lucrativos, que tem como objetivo promover a restauração ambiental e o desenvolvimento rural sustentável do Vale do Rio Doce.

O convite foi formalizado no final do ano passado e a primeira reunião do Comitê aconteceu, virtualmente, nessa quarta-feira (20), com a participação do casal fundador do Instituto, que estava em trânsito entre França e Itália. Dentre os integrantes estão pesquisadores de diferentes instituições públicas e privadas, que terão como tarefa contribuir com a missão do Instituto Terra de conservar e restaurar a Bacia do Rio Doce, uma das mais degradas do planeta. Em termos práticos, isso significa atribuições que vão da definição de prioridades de pesquisa na área de atuação do Instituto até o aprimoramento de metodologias para recuperação de áreas degradadas.

De acordo com o professor Lani, o Instituto, localizado em Aimorés (MG), tem buscado o respaldo científico e acadêmico para melhorar as condições ambientais e a situação das famílias que vivem na região. Em sua avaliação, é uma honra estar entre os integrantes do Comitê e levar o nome da UFV para o Instituto Terra, já consolidado pelos trabalhos que realiza há mais de 20 anos, com o apoio de diversas instituições, inclusive internacionais, como o WWF, e o empenho do fotógrafo Sebastião Salgado.

O professor, que é coordenador do Núcleo de Estudos de Planejamento e Uso da Terra (Neput) da UFV, considera que o trabalho (voluntário) será prazeroso pelo fato de levar esperança para a recuperação dos ecossistemas e alento para quem vive em ambientes tão degradados. Além disso, irá “aproximar a academia da realidade que nos envolve, e abrir espaços para treinamento e atuação tanto dos acadêmicos como de outros professores nas mais diversas áreas”.