Institucional

Campus Viçosa

DTI divulga orientações sobre desativação do antigo servidor de e-mail e importação de mensagens

08/01/2021

A migração das contas institucionais para a nova plataforma do G Suite trouxe inúmeras vantagens que, de acordo com a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), dificilmente seriam obtidas com o antigo servidor de e-mail da UFV, conhecido como Quimera. Tal servidor ainda está ativo e o acesso a ele é restrito apenas para a consulta de antigas mensagens, sem a opção de envio ou recebimento de e-mails.

No entanto, como informa a DTI, manter o Quimera na estrutura de Data Center da UFV, mesmo parcialmente inativo, demanda um custo considerável de recursos computacionais (processamento, memória e espaço em disco), tempo e recursos humanos para a sua manutenção.

Diante disso, após um ano e seis meses da migração para a plataforma G Suite, a DTI decidiu por desativar definitivamente o antigo servidor de e-mail Quimera. A data para seu desligamento está marcada para o dia 30 de julho de 2021. Até lá, os usuários poderão realizar, se quiserem, a migração de suas antigas mensagens da Caixa de Entrada para a nova plataforma (G Suite), ou para uma conta particular do Gmail, no caso de ex-alunos.

Antes de realizar a migração

É válido relembrar que, por motivos de segurança, todas as contas de e-mail do Quimera estão desativadas. Dessa forma, antes de realizar a importação, é necessário enviar um e-mail para dti@ufv.br, com o Assunto: Pedido de acesso a conta de e-mail do Quimera. Na mensagem, o usuário deve solicitar a reativação da conta de e-mail e informar nome completo, CPF, matrícula na UFV e a conta de e-mail a ser reativada. É preciso também enviar, como arquivo anexo, uma selfie segurando um documento de identificação (CNH, RG, Passaporte ou carteira funcional da UFV).

No caso de e-mails de departamentos, setores, laboratórios, projetos e afins, somente o atual responsável pela conta de e-mail poderá solicitar a sua reativação.

Será gerada uma nova senha de acesso a conta de e-mail do Quimera, que precisa ser guardada com cuidado, já que ela será necessária no acesso à conta, seja para apenas consultar algumas mensagens e baixá-las, ou para configurar a migração da conta.

Como realizar a migração das mensagens para o G Suite/Gmail

O procedimento de migração das mensagens do antigo servidor Quimera para uma conta institucional G Suite, ou para uma conta particular do Gmail é o mesmo, pois ambos utilizam a mesma plataforma de e-mail do Google. Basta seguir as etapas descritas neste link. Caso tenha alguma dúvida específica, ou se houver alguma falha ou erro no procedimento, o usuário deve entrar em contato pelo e-mail: dti@ufv.br.

Divulgação Institucional