Institucional

Todos os campi

UFV é uma das instituições com mais bolsas de Produtividade em Pesquisa selecionadas pelo CNPq

10/12/2020

A UFV aprovou 92 projetos na Chamada Pública 09/2020 para bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Desse total, 56 foram aprovados dentro do limite orçamentário da chamada, conforme o resultado preliminar divulgado nesta terça-feira (08). Com isso, a UFV foi a segunda instituição de ensino superior de Minas Gerais com mais projetos selecionados e a 11ª entre todas as públicas e privadas do país com propostas inscritas.

Os 56 pesquisadores da UFV selecionados estão divididos entre quatro categorias de bolsas: nove para o nível 1A, três para o 1B, cinco no 1D e 39 no nível 2. A lista completa dos classificados pode ser conferida no site do CNPq e no arquivo anexo.

A PQ tem como objetivos valorizar pesquisadores que possuam produção científica, tecnológica e de inovação de destaque em suas respectivas áreas do conhecimento; incentivar o aumento da produção científica, tecnológica e de inovação de qualidade; e selecionar projetos considerando o rigor e o método científico.

Além de ser um apoio financeiro, a PQ é um sinal de reconhecimento pelos pares. Ela contribui ainda para concessão de bolsas e auxílios à pesquisa, certificação e avaliação de programas de pós-graduação, formulação de políticas públicas em ciência e tecnologia e composição de corpo editorial de periódicos científicos.

Divulgação Institucional