Institucional

Todos os campi

Premiação da FIFA inclui dois projetos da UFV entre os sete melhores do mundo

07/12/2020

Pesquisadores da UFV representando a instituição em premiação concedida pela FIFA

Dois projetos desenvolvidos na Universidade Federal de Viçosa (UFV) ficaram entre os sete melhores do mundo em premiação realizada pela FIFA, para valorizar iniciativas que estimulem o aprimoramento de habilidades futebolísticas. Os selecionados - entre centenas de propostas - no International Football for Friendship Award foram divulgados em evento realizado neste mês, reunindo, por meio da internet, participantes várias nacionalidades.

Os projetos submetidos pela UFV são o TacticUP e o UFV Soccer Academy (UFVSA), ambos desenvolvidos pelo Núcleo de Pesquisa e Estudos do Futebol (Nupef), vinculado ao Departamento de Educação Física (DES) da UFV. Os representantes da instituição foram o coordenador do Nupef, professor Israel Teoldo da Costa, e seu orientando, o doutorando Guilherme Machado.

O TacticUP consiste numa plataforma de avaliação online que permite a técnicos, gestores, atletas e demais profissionais do esporte a capacidade de leitura de jogo e a tomada de decisão dos jogadores. Estes, com ajuda de recursos de inteligência artificial, são avaliados no que diz respeito a seus processos decisórios - por exemplo: chutar ou passar a bola? Acelerar o jogo ou acalmá-lo? - e ao tempo de interpretação das possibilidades, riscos e vantagens. De acordo com o Nupef, o treinador pode obter resultados equivalentes a cinco dias de treinamento em apenas quatro dias.

Já o UFVSA proporciona a aplicação dos conhecimentos criteriosamente obtidos no contexto das pesquisas desenvolvidas pelo Nupef, buscando a formação de profissionais para atuar neste ramo com o devido respaldo em fundamentos científicos. Ao mesmo tempo, beneficia crianças da comunidade que recebem orientações que favoreçem sua formação desportiva dentro de métodos sofisticados - incluindo o emprego de expressões na língua inglesa, tendo em vista despertar, nelas, o interesse por outro idioma.

"Estamos todos muito satisfeitos pelo reconhecimento concedido pela entidade máxima do futebol a nosso trabalho. A conquista é do Departamento, do Programa de Pós-Graduação, do Nupef e da UFV, que se coloca, cada vez mais, como polo formador de profissionais qualificados nesta área. Mas também para o Brasil, que tem crescido nas pesquisas sobre o tema e preenchido uma lacuna fundamental para o aprimoramento de nosso futebol. Só podemos agradecer a todos os participantes e comemorar o resultado", afirma o professor Israel.

Outros detalhes estão disponíveis no site da premiação.

Marcel Angelo

Divulgação institucional