UFV aprova projeto em edital do CNPq que envolve parcerias com empresas

25/11/2020

Três programas de pós-graduação da UFV atuarão em conjunto com o objetivo de fortalecer a pesquisa, o empreendedorismo e a inovação, bem como as relações com a iniciativa privada. Isso se dará por meio do projeto Biotecnologia aplicada ao diagnóstico e controle de patógenos de interesse agropecuário e humano, aprovado, este mês, na chamada Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação MAI/DAI, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O que se busca com essa chamada é envolver estudantes de graduação e pós-graduação em projetos de interesse do setor empresarial, mediante parcerias.

O projeto da UFV aprovado tem a coordenação geral da professora Maria Catarina Megumi Kasuya, do Departamento de Microbiologia, e envolve os programas de pós-graduação em Microbiologia Agrícola, em Bioquímica Aplicada e em Medicina Veterinária. Seu objetivo é desenvolver estudos e produtos para detecção e controle de patógenos do setor agropecuário e saúde humana e promoção de crescimento vegetal. Em torno deste objetivo serão conduzidos nove subprojetos, que receberão R$ 1.279.584,00. Eles contarão com 40 bolsas de Iniciação Tecnológica Industrial (ITI), seis de mestrado e sete de doutorado, com duração variada de tempo, de acordo com a modalidade.

Para cada bolsa concedida, haverá uma contrapartida mínima da empresa parceira, que, no caso do projeto da UFV, são oito: Acrotech Sementes e Reflorestamento Ltda. (MG); Allegro Biotecnologia Ltda. (MG); Biotécnica Indústria e Comércio (MG); Bracell Bahia Florestal Ltda. (BA); Laboratório Biovet Ltda (SP); Rarra Biotecnologia S/A (GO); Sítio Barreiras Fruticultura Ltda. (CE), e Suzano Papel e Celulose S/A (SP).

Demandas

Muitas dessas empresas são parceiras dos programas de pós-graduação envolvidos nesta chamada do CNPq. Todas trazem demandas para serem solucionadas pela ciência, seja no desenvolvimento de produtos de diagnóstico e para controle de doenças, seja na descoberta de estratégias inovadoras que minimizem, por exemplo, o impacto de fatores bióticos e abióticos no crescimento das plantas. Dentre outras, as demandas envolvem também o desenvolvimento de estratégias de diagnóstico e vacinas contra febre aftosa, leptospirose, erliquiose, anaplasmose e babesiose em animais; o desenvolvimento de teste rápido para detecção de Sars -CoV - 2 e doença celíaca e a utilização de microrganismos para produção de mudas de macaúba de qualidade.

Na avaliação da professora Catarina Kasuya, a interação entre o setor privado e as universidades representa não apenas uma estratégia de transferência de conhecimentos, mas também a forma mais eficiente de detecção de problemas e de elaboração - e aprimoramento - de estratégias técnico-científicas para solucioná-los. No caso do projeto aprovado, ele permitirá um fluxo de aplicação da pesquisa na resolução de problemas do campo que afetam tanto o mercado local quanto o nacional e o internacional.

Especificamente, as atividades do projeto Biotecnologia aplicada ao diagnóstico e controle de patógenos de interesse agropecuário e humano serão finalizadas em 30 de novembro de 2025. Entretanto, com a consolidação da parceria entre os programas decorrentes do projeto aprovado, outros poderão surgir visando ao desenvolvimento de tecnologias inovadoras oferecidas pela UFV à sociedade.