UFV e Universidade de Maputo celebram parceria com exposição virtual

19/11/2020

O grupo Observatórios Atlânticos (OBA) da UFV organizou a exposição on-line Moçambique é maningue nice. Ela já pode ser acessada pelo site www.jornalismo.ufv.br/mocambique e tem o objetivo de apresentar o convênio estabelecido entre a UFV e Universidade Eduardo Mondlane (UEM), localizada em Maputo, capital de Moçambique.

A exposição conta com fotografias dos espaços urbanos da cidade e exemplos da riqueza cultural do país. Fazem parte da organização da iniciativa as professoras da UFV Mariana Bretas e Priscila Dorella, dos departamentos de Comunicação Social e de História, respectivamente, além do pesquisador Matheus Pereira, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

De acordo com os organizadores, a gíria que dá origem ao nome da exposição, maningue nice, é usada por moçambicanos para definir aquilo que gostam, assim como usamos “legal”, “maneiro”, “da hora” no Brasil. Assim, por meio da grande cidade do sul da África, Maputo, se pretende mostrar ao público algumas das belezas e riquezas culturais do país, como a marrabenta (principal ritmo musical), exemplos de sua literatura, o espaço urbano identificado pelas ruas com nomes de líderes revolucionários, o cotidiano de seus habitantes e o pôr do sol no Oceano Índico.

A parceria que originou a exposição teve início em 2019, quando o Departamento de História da UFV estabeleceu um convênio com a Universidade Eduardo Mondlane (UEM), em Maputo, para compartilhar experiências, estabelecer conexões, transformar realidades e fazer viver novas histórias. Todos os detalhes estão disponíveis no site www.jornalismo.ufv.br/mocambique.