Institucional

Todos os campi

Pesquisadores da UFV estão entre os mais citados do mundo

18/11/2020

Pesquisadores da UFV estão entre os 100 mil cientistas mais citados do mundo, de acordo com um estudo realizado na Universidade de Stanford (Estados Unidos) e publicado pelo Journal Plos Biology. O estudo utilizou as citações da base de dados Scopus para avaliar o impacto de pesquisadores ao longo de suas carreiras (até o final de 2019) e também ao longo de todo o ano passado.

Entre os 100 mil pesquisadores mais citados ao longo da carreira estão os professores Cosme Damião Cruz (Departamento de Biologia Geral), em 81.151º lugar, e Fabio Murilo DaMatta (Departamento de Biologia Vegetal), na 86.350ª posição.

No ranking dos 100 mil pesquisadores mais citados em publicações de 2019, o professor Raul Narciso Guedes, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFV, ocupa o 29.274º lugar. Em seguida, estão os professores Cosme Damião e Fábio DaMatta, nas posições 35.692ª e 37.439ª, respectivamente. Os professores Marcos Heil Costa (Departamento de Engenharia Agrícola) e Adriano Nunes Nesi (Departamento de Biologia Vegetal) também integram esta lista, nas colocações 81.236 e 87.701, respectivamente.

O banco de dados gerado pelo estudo traz informações padronizadas sobre citações, índice h, índice hm ajustado de coautoria, citações de artigos em diferentes posições de autoria e um indicador composto. Os cientistas são classificados em 22 campos científicos e 176 subcampos.

O estudo também inclui cientistas que não estão entre os 100 mil mais influentes, de acordo com o índice composto, mas que se destacam entre os 2% melhores em suas áreas de conhecimento. Nesta classificação, a UFV tem seis pesquisadores entre os mais citados em 2019:

·  Wagner Luiz Araujo, do Departamento de Biologia Vegetal

·  Carlos Ernesto Gonçalves Reynaud Schaefer, do Departamento de Solos

·  Francisco Murilo Zerbini Junior, do Departamento de Fitopatologia

·  Edenio Detmann, do Departamento de Zootecnia

·  José Cola Zanuncio, do Departamento de Entomologia

·  Jose Eduardo Serrão, do Departamento de Biologia Geral

Também nesta classificação, mas entre os pesquisadores com maior impacto em citações ao longo da carreira, aparecem os professores Raul Narciso Guedes e Carlos Ernesto Schaefer.

 

Divulgação Institucional

 

Da esq. p/ à dir.: Cosme Damião; Fabio DaMatta; Raul Guedes; Marcos Costa; Adriano Nesi; Wagner Araujo; Carlos Schaefer; Murilo Zerbini; Edenio Detmann; José Zanuncio e José Serrão

.