Times do Departamento de Informática garantem primeiros lugares em Maratona de Programação Paralela

06/11/2020

Estudantes do curso de Ciência da Computação do campus Viçosa obtiveram excelentes resultados na Maratona de Programação Paralela, que, desde 2006, acontece durante o Simpósio em Sistemas Computacionais de Alto Desempenho (WSCAD). Pela segunda vez consecutiva, o time “Os #pragmaticos”, formado pelos alunos Marcelo Menezes, Matheus Aguilar e Rodrigo Chichorro, foi classificado em primeiro lugar.

O Departamento de Informática da UFV também garantiu a segunda colocação com o time “In Thrust we trust”, composto pelos estudantes Natan Garcias, Gabriel Felix e Bruno Coelho. Os dois times obtiveram pontuações impressionantes: 4.926 e 1.939 pontos. Esse resultado foi bastante superior ao do time classificado em terceiro lugar, que obteve 423 pontos.

A Maratona é uma competição de programação de alto desempenho da qual participam estudantes de graduação e pós-graduação de Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação e cursos de áreas relacionadas. Ela envolve a resolução de problemas por meio de implementações sequenciais. O objetivo é reimplementar o código sequencial para que se obtenha o maior desempenho possível. Mais especificamente, os competidores devem paralelizar o código com o objetivo de tirar proveito de processadores paralelos, GPUs e clusters de computadores com vários nodos e núcleos. Assim, se a solução de um problema gastava originalmente 10 segundos para processar uma entrada e o algoritmo desenvolvido pelo time resolver o mesmo problema em 2 segundos, o time é agraciado com 5 pontos.

A participação dos alunos de Ciência da Computação em competições científicas tem sido uma das atividades incentivadas pelo Departamento de Informática. Além de seus professores considerarem que são uma oportunidade para os estudantes aprenderem de forma divertida e competitiva, esses eventos são frequentemente utilizados por grandes empresas para identificar talentos. No DTI, o projeto da Maratona de Programação Paralela é coordenado pelo professor Salles Magalhães e envolve treinamentos em técnicas, como programação eficiente em C++, algoritmos, OpenMP e Thrust.

Na edição 2020 da Maratona, que aconteceu, de forma virtual, no dia 21 de outubro, foram seis problemas e 52 participantes do Brasil, Peru, Estados Unidos e Suíça. Vale lembrar que, conforme já noticiado aqui, o melhor artigo do WSCAD de 2020 também é assinado por pesquisadores da UFV.