UFV é primeira de Minas Gerais e sétima do Brasil no Guia da Faculdade 2020

26/10/2020

A Universidade Federal de Viçosa obteve êxito em mais uma avaliação nacional. Desta vez, na nova edição do Guia da Faculdade do Estadão, divulgada nesse domingo (25). Dentre 1.909 instituições de ensino públicas e privadas do país, a UFV é a primeira de Minas Gerais e a sétima do Brasil, dividindo as colocações com a UFMG, ambas com 10 cursos avaliados como excelentes, com a nota máxima 5. Ao todo o ranking avaliou 14.343 mil cursos de graduação no país.

Na UFV, os cursos do campus Viçosa que receberam nota 5 foram: Agronomia, Educação Física, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia de Alimentos, Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal, Matemática, Nutrição e Química. No campus Rio Paranaíba, a nota máxima ficou com o curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Dos três campi, 45 cursos foram considerados muito bons, recebendo nota 4. Dentre eles, os de Agronomia, Ciências Biológicas, Engenharia de Alimentos e Física do campus Florestal.

Para o reitor Demetrius David da Silva, é motivo de muita satisfação estar, mais uma vez, entre as melhores do país. O resultado positivo, assim como o do Enade, divulgado na última semana, reafirma a tradição da UFV, construída em seus 94 anos de história, com o apoio dos estudantes, professores e servidores técnico-administrativos. “Mesmo com todos os desafios, estamos sempre empenhados e comprometidos em continuar nosso trabalho e contribuir com o desenvolvimento da sociedade brasileira, oferecendo ensino gratuito e de qualidade”, destacou.

Ranking

Para realizar o levantamento, os pesquisadores do Guia da Faculdade convidaram todas as universidades, centros universitários, faculdades e institutos cadastrados do Ministério da Educação (MEC). Os coordenadores de cada curso preencheram um questionário informando as principais características das graduações cadastradas.

As respostas foram avaliadas por mais de nove mil professores universitários voluntários, que analisaram três quesitos: projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura. As notas variaram de 1 a 5, com base na média simples dos três quesitos avaliados.

De acordo com o Guia, 390 cursos do total avaliado obtiveram cinco estrelas, ou seja, apenas 2,71%. Desses, 87% estão nas universidades públicas. A primeira colocada foi a Universidade de São Paulo.

Todas as informações podem ser conferidas em: https://bit.ly/3ovWTQM