Institucional

Todos os campi

Capes divulga edital do Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior

21/10/2020

Até 1400 doutorandos brasileiros farão parte dos seus estudos em instituição estrangeiras

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou o edital nº 19/2020, referente ao Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE). Por meio dele, estão sendo oferecidas bolsas para doutorandos de programas de pós-graduação com nota igual ou superior a quatro na Avaliação Quadrienal da Capes de 2017. Programas contemplados pelo edital nº 41/2017, do Programa Institucional de Internacionalização (PrInt), porém, não podem participar.

O PDSE permite que estudantes matriculados em cursos de doutorado no Brasil desenvolvam parte dos seus estudos em instituição no exterior. Após a conclusão da bolsa, que dura entre quatro e seis meses, os pesquisadores retornam ao país para as defesas das teses.

De acordo com o presidente da Capes, Benedito Aguiar, “esse programa amplia o acesso da comunidade acadêmica do Brasil a centros internacionais de excelência, valoriza muito a formação de novos doutores e promove e amplifica a visibilidade da ciência produzida no nosso país, pelas parcerias internacionais realizadas, por meio de publicações conjuntas”.

Cronograma

Cada programa de pós-graduação da UFV deve selecionar seus candidatos, por meio de edital interno, até 12 de março de 2021. Estes candidatos, então, deverão realizar suas inscrições no sistema da Capes entre 15 de março e 1º de abril do mesmo ano.

Até 5 de abril de 2021, novamente os programas de pós-graduação deverão encaminhar os documentos exigidos no item 9.4.2 do edital do PDSE para a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG). Também deverão encaminhar o Termo de Seleção de Candidatura, enviado para os e-mails das suas secretarias. Os programas que não apresentarem candidaturas terão suas cotas remanejadas para aqueles com demandas maiores.

A previsão é que todo o processo seletivo do PDSE aconteça até 1º de junho de 2021 e que os pesquisadores selecionados iniciem suas atividades no exterior entre julho e setembro do mesmo ano.

Dúvidas devem ser direcionadas para a Capes, pelo e-mail pdse@capes.gov.br.

Divulgação Institucional

Foto: Divulgação/Capes