Campus Viçosa

Atividades de sustentabilidade na UFV podem ser inseridas no Sistema Raex

15/10/2020

.

Servidores técnico-administrativos e professores já podem cadastrar atividades de extensão na UFV sobre sustentabilidade ou desenvolvimento sustentável no sistema de Registro de Atividades de Extensão (Raex). Essa mudança possibilitará, principalmente, que projetos relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) propostos pela ONU tenham a devida divulgação. A iniciativa é da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e da Diretoria de Meio Ambiente, com apoio da Diretoria de Tecnologia de Informação.

O Raex apresenta acessibilidade irrestrita para inserção de dados e sua forma estruturada de registro permite a geração imediata de relatórios. De acordo com o diretor de Meio Ambiente, Ulisses Bifano Comini, a rapidez e a facilidade propiciadas pela plataforma foram vistas como oportunidades quando surgiu a necessidade de dar respostas a questões relativas à sustentabilidade nas atividades de extensão da UFV.

Além disso, a iniciativa auxiliará a identificar quais atividades da Universidade têm relação com a Agenda 2030, uma orientação internacional de ações a serem implementadas nas três dimensões do desenvolvimento sustentável: econômica, social e ambiental. Nesse contexto, várias universidades brasileiras estão buscando uma forma de alinhar suas ações com os ODSs, inclusive, inscrevendo-se em rankings que avaliam esse alinhamento, caso do Times Higher Education - Impact.

Como explica Ulisses, a UFV não participa ainda desse ranking por não ter as informações necessárias reunidas. Assim, a utilização do Sistema Raex é também uma forma de facilitar a reunião de informações sobre o tema, permitindo que todos os servidores participem e insiram as pautas de sustentabilidade na rotina das suas atividades de extensão. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail raex@ufv.br.