Campus Viçosa

Divulgada retificação no edital inédito lançado pela UFV, UFMG, Ufop e IFMG

15/10/2020

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura divulgou, nesta quarta-feira (14), uma retificação relacionada à modalidade de bolsa DTI-C, no edital lançado pela UFV, o Instituto Federal de Educação, Ciência, Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) e as universidades federais de Minas Gerais (UFMG) e de Ouro Preto (UFOP), na última quinta-feira (8). A iniciativa busca fomentar projetos Interinstitucionais de Extensão em Interface com a Pesquisa para Promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Enfrentamento à Pandemia da Covid-19.

De acordo com o pró-reitor de Extensão e Cultura da UFV, José Ambrósio Ferreira Neto, trata-se de uma experiência inédita no Brasil a articulação de um edital de fomento entre quatro instituições de ensino superior. "A iniciativa demandou cinco meses de intensa organização e ajustes, representando grande possibilidade de formação de parcerias de longo prazo. A expectativa é que sejam apoiados até 20 projetos de R$ 100 mil e convidamos toda a comunidade universitária dos três campi da UFV a conhecer o edital", destaca.

Podem ser inscritas propostas destinadas ao municípios da Bacia do Rio Doce, afetados pelo rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana (MG). De forma inovadora, os projetos devem ser de servidores efetivos da UFV, UFMG, Ufop e IFMG, docentes ou técnicos-administrativos com formação em nível superior. A equipe precisa ser composta por membros da comunidade universitária de pelo menos duas das instituições proponentes deste edital e contar com estudantes do ensino técnico, médio, graduação e/ou pós-graduação.

As inscrições foram abertas no dia 8 de outubro e poderão ser realizadas até 25 de novembro. Na UFV, elas devem ser feitas por meio deste formulário on-line.

Os recursos alocados para o financiamento do edital são de R$ 2 milhões de reais, provenientes de multa aplicada à Samarco Mineradora S.A., decorrentes de procedimento judicial do Ministério Público do Trabalho, com jurisdição na Vara da Justiça do Trabalho de Ouro Preto. Todos os detalhes estão disponíveis no edital, coordenado na UFV pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail: nape@ufv.br.

.