Institucional

Todos os campi

UFV integra Aliança Mundial pelos Solos

30/09/2020

.

A UFV agora faz parte oficialmente da lista de parceiros da Global Soil Partnership (GSP). Esta Aliança Mundial pelos Solos é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO/ONU) para promover a governança e o manejo sustentável dos solos em todo o planeta.

De acordo com o site da aliança, desde a sua criação, em 2012, a GSP vem reunindo países membros da FAO/ONU, organizações governamentais, universidades, instituições civis, centros de pesquisa, sociedades científicas de ciência do solo, ONGs, empresas privadas e associações de agricultores. A missão da GSP é posicionar os solos na Agenda Global por meio de ações coletivas que busquem garantir solos mais saudáveis e produtivos, sensibilizando o mundo para o importante papel do solo no fornecimento de serviços ecossistêmicos essenciais para a segurança alimentar, ciclo hidrológico, adaptação e mitigação das mudanças climáticas e o desenvolvimento sustentável.

A iniciativa da adesão da UFV à GSP partiu do Departamento de Solos (DPS) e do Programa de Pós-graduação em Solos e Nutrição de Plantas (PPGSNP), com apoio do reitor Demetrius David da Silva e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A proposição da UFV para compor a Aliança foi aprovada pela FAO/ONU no dia 18 de setembro.

Para o coordenador do PPGSNP-UFV, Raphael Fernandes, a “participação da UFV é importante porque a instituição tem capacidade técnica e especialistas que podem contribuir com as grandes discussões e formulações de políticas que tratem do solo - recurso essencial para a sobrevivência humana e o equilíbrio ambiental do planeta”. O professor Raphael ressalta ainda que, desde 1997, a UFV sedia a Sociedade Brasileira da Ciência do Solo (SBCS) que também compõe a GSP. A SBCS representa pesquisadores e instituições que trabalham com solos em todo o Brasil.

Para o Secretário Geral da SBCS e professor do DPS, Reinaldo Cantarutti, “participar da GSP é fortalecer a ciência do solo no Brasil e uma boa oportunidade para mostrarmos ao mundo nossa ‘expertise’ em solos tropicais”.

Clique aqui para ver a lista mundial de membros da GSP

Divulgação Institucional