Todos os campi

Prazo para gravação e armazenamento de reuniões no Google Meet é estendido

28/09/2020

As aulas e reuniões da UFV realizadas pelo Google Meet poderão ser gravadas, armazenadas no drive e compartilhadas, com os mesmos recursos atuais, provavelmente até o final de 2020. No entanto, o prazo para acesso ao benefício de aulas com mais de 100 participantes nessa plataforma continua mantido, ou seja, ficará disponível até esta quarta-feira (30).

Conforme noticiado no dia 11 de setembro, foram oferecidos à UFV e a todas as instituições de ensino do Brasil e do mundo que aderiram ao pacote G suíte benefícios adicionais com o objetivo de auxiliar no enfrentamento da pandemia da Covid-19. Dentre eles estavam as reuniões com até 250 participantes, transmissão ao vivo e armazenamento das gravações. Mas, a partir de 1º de outubro, tais recursos avançados não seriam mais disponibilizados.

Agora, a Google informou que continuará a oferecer a possibilidade de gravações de reuniões enquanto não disponibilizar o recurso de gravações temporárias. A expectativa é que isso ocorra até o final de 2020. A partir de então, só será permitido gravar aulas e reuniões e compartilhá-las por até 30 dias, não sendo possível salvá-las. Assim que a UFV for comunicada do lançamento desse recurso e término do outro, avisará à comunidade acadêmica.

A Universidade ressalta ainda que todos os outros  benefícios inclusos no pacote G-suite continuam mantidos, dentre eles a duração ilimitada de reuniões pelo Google Meet, não se restringindo a 60 minutos, como tem sido noticiado em alguns sites. Essa restrição é para as contas @gmail.com, o que não é o caso da UFV.

Utilização do Open Broadcaster Software

Vale lembrar que para suprir a limitação de acesso às gravações no Google Meet, a equipe da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) já se antecipou e trabalhou para encontrar a alternativa mais viável à comunidade acadêmica. Foram selecionadas as ferramentas gratuitas desse segmento e escolhido o programa Open Broadcaster Software (OBS Studio), a partir de uma análise minuciosa que considerou critérios como: praticidade de uso, funcionalidades disponíveis, popularidade e plataformas de utilização.

O OBS Studio é um programa de streaming e gravação, gratuito, de código aberto e multiplataforma, ou seja, pode ser utilizado nos sistemas operacionais Windows, Linux e Mac. Ele possibilita a gravação da tela do computador, gerando um arquivo de vídeo com extensão .mkv, que pode ser transmitido para o Drive e/ou YouTube. Dessa forma, os professores poderão gravar as aulas e disponibilizar o link para os estudantes acessarem a qualquer momento.

A DTI disponibilizou um tutorial completo sobre a instalação e utilização do OBS Studio. Aqueles que tiverem dúvidas, ou necessitarem de suporte, devem entrar em contato pelo e-mail: dti@ufv.br

Gravação de aulas durante o PER

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UFV deliberou pela gravação das aulas no Período Especial Remoto (PER) como forma de minimizar os eventuais transtornos causados por interrupções de internet durante as aulas síncronas. Além disso, considerou que a possibilidade dos estudantes revisarem os conteúdos por meio das gravações se constituiria em uma importante ferramenta didático-pedagógica para o processo de ensino e aprendizagem.

Em nota publicada no dia 5 de agosto, a UFV alertou à comunidade que a imagem dos professores, estudantes e demais envolvidos em atividades acadêmicas e o conteúdo oral e escrito das aulas encontram-se legalmente protegidos e somente poderão ser utilizados para os fins exclusivamente acadêmicos.