Todos os campi

Universidade participa do BRICS Civil Forum Meeting

23/09/2020

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Raul Narciso Carvalho Guedes, representou a UFV no BRICS Civil Forum Meeting, que aconteceu, de forma remota, nesta quarta-feira (23). Sua participação se deu especificamente na sessão sobre cooperação multidimensional em educação e ciências. Também participaram dela representantes de institutos, universidades e lideranças governamentais na área de Educação Superior dos cinco países integrantes do bloco, além de representantes da Unesco. A mesa foi mediada pelos professores Victoria Panova e Nikita Anisimov, respectivamente, vice-presidente de Relações Internacionais e reitor da Far Eastern Federal University em Vladivostok (Rússia).

O Fórum é uma plataforma de discussão para a sociedade civil dos países que compõem o BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Seus objetivos são consolidar as prioridades dos cidadãos para a agenda do grupo e apresentar iniciativas civis com a perspectiva de incluí-las na Agenda da Cúpula dos Líderes do BRICS.

No encontro desta quarta, promovido pelo governo da Rússia, as discussões giraram em torno da pandemia de Covid-19 e da necessidade de se promover, dentre outras ações, a acessibilidade digital, inovação educacional, redução de desigualdades, treinamento de talentos, redes de cooperação internacional (técnica e vocacional), diversificação de formas de educação e intercâmbios de estudantes de 2º grau e universitários, além da colaboração no desenvolvimento de conteúdos e plataformas de ensino.

Durante o Fórum, a UFV recebeu o convite para participar da 21ª Conferência Anual da China para Educação Internacional (CACIE), que acontecerá de 21 a 28 de outubro, com o tema Educação Globalização: por uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade. As inscrições e participações são abertas aos interessados no assunto. Mais informações: http://zc.myhuiyi.com/884/index_en.aspx