Todos os campi

Alterações no Período Especial Remoto permitem maior integração multicampi e preenchimento de vagas

15/09/2020

As alterações no Período Especial Remoto (PER) contidas na Resolução nº 11/2020, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), obtiveram resultados expressivos com o preenchimento de 994 vagas remanescentes. Dentre elas, 679 foram preenchidas por meio de inclusão de disciplinas pelos calouros, enquanto 315 por estudantes que se matricularem em disciplinas de campi diferentes.

No total, 263 alunos de Rio Paranaíba se matricularam em disciplinas dos outros campi, sendo 193 em Viçosa e 70 em Florestal. Já os discentes de Florestal realizaram 31 matrículas, sendo 22 em Viçosa e nove em Rio Paranaíba. Enquanto 21 estudantes de Viçosa preencheram 15 vagas em Florestal e seis em Rio Paranaíba.

A flexibilização das matrículas de calouros, de acordo com o limite de disciplinas previsto no Regime Didático da Universidade, possibilitou ainda o incremento na ocupação de vagas em disciplinas consideradas de massa, ou seja, ofertadas para um grande número de estudantes e de cursos. Exemplo disso, foram as disciplinas Biologia Celular (BIO 111) e Laboratório de Biologia Celular (BIO 112), que receberam, cada uma delas, 106 matrículas e serão agora divididas em mais turmas.

De acordo com o pró-reitor de Ensino, João Carlos Pereira da Silva, as alterações contidas na Resolução nº 11/2020 resultaram em benefícios institucionais. Elas possibilitaram o preenchimento de mais vagas remanescentes, uma maior integração entre os alunos de outros campi, contribuindo para o reforço da política institucional multicampi da UFV. Além disso, em alguns casos, permitirão um melhor dimensionamento das turmas, o que ocasionará em um equilíbrio maior para o próximo semestre, com menor número de alunos em disciplinas de massa, por exemplo.