Todos os campi

Cepe altera Resolução que trata do Período Especial Remoto e estudantes devem ficar atentos às novidades

08/09/2020

Durante a reunião realizada, em duas sessões, nos dias 3 e 4 de setembro, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UFV alterou a Resolução nº 07/2020, que trata do Período Especial Remoto (PER). Basicamente, foram aprovadas as matrículas de estudantes em disciplinas de campi diferentes; matrículas de calouros de acordo com o limite de disciplinas previsto no Regime Didático da Universidade e a utilização do Google Classroom como uma alternativa de ambiente virtual de aprendizagem. Todos os detalhes estão na Resolução nº 11/2020, anexa.

Segundo a alteração do artigo 1º, os estudantes podem se matricular em disciplinas de campi diferentes desde que existam vagas remanescentes nas mesmas e que o processo seja autorizado pelas coordenações dos cursos correspondentes. Os interessados devem ficar atentos ao período do acerto de matrícula do PER, que vai até sexta-feira (11).

Alternativa de ambiente virtual de aprendizagem

Diante das demandas do Período Especial Remoto, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão convidou a Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (Cead) para apresentar uma análise do atual ambiente virtual de aprendizagem da instituição: o PVANet. O aumento do fluxo de dados, como verificado no primeiro dia do PER, por exemplo, causa lentidão no funcionamento e quedas do sistema.

De acordo com o diretor da Cead, Francisco de Assis de Carvalho Pinto, o PVANet, escrito com a linguagem de programação PHP 5.2, foi disponibilizado para a comunidade universitária em 2007 e atualizado apenas uma vez desde então. A documentação e a versão da linguagem de programação utilizadas, portanto, estão obsoletas e indicam que a Universidade deve criar um sistema novo ou adotar um serviço terceirizado. Considerando a limitação de recursos humanos para criar um sistema novo, neste momento, o Cepe avaliará a adoção de um serviço terceirizado: entre as alternativas discutidas estiveram o Google Classroom – já que a UFV utiliza o G Suite da empresa Google – e o Moodle – de código livre.

As informações apresentadas para o Cepe, segundo Francisco, foram sistematizadas por um grupo de técnicos da Cead, da Diretoria de Tecnologia de Informação e dos campi Florestal e Rio Paranaíba. A partir de agora, conforme o diretor, três comissões analisarão especificamente o Google Classroom e o Moodle, principalmente em relação às ferramentas pedagógicas que oferecem e à possibilidade de integração com os sistemas da instituição, para subsidiar a decisão do Cepe. A previsão é que a discussão continue no início de outubro e que a alternativa de ambiente virtual de aprendizagem adotada passe a ser utilizada no próximo período letivo.