Todos os campi

Reunião do Comitê Pós-Pandemia discute ações para retorno futuro das atividades administrativas

03/09/2020

O Comitê Pós-Pandemia se reuniu pela segunda vez, desde que foi instituído, na tarde desta quinta-feira (3), avançando, portanto, um pouco mais no planejamento das ações que serão implementadas quando as atividades acadêmicas e administrativas da UFV retornarem de forma presencial. Durante a reunião virtual, a vice-reitora Rejane Nascentes, que preside o Comitê, ressaltou por diversas vezes que ainda não há uma data prevista para a retomada presencial das atividades. Isso porque há uma série de medidas que precisam ser adotadas para que este retorno aconteça de forma segura, sem representar ameaças à saúde da comunidade universitária. Este entendimento, no entanto, não impede, na opinião da vice-reitora, que a Universidade seja proativa e vá se preparando para quando o retorno acontecer.

Além da aquisição de equipamentos e insumos necessários à prevenção da Covid-19, que já vem sendo feita pela UFV, as medidas mencionadas pela vice-reitora e acordadas pelo Comitê envolvem, dentre outras, treinamento de servidores, campanhas educativas e adequação dos ambientes. Envolvem também a elaboração de protocolos de prevenção - muitos, inclusive, prontos e sendo avaliados. Eles dizem respeito, por exemplo, à limpeza dos locais, higienização pessoal e proteção individual, funcionamento dos setores e testagem para a Covid-19 em locais específicos. Esses protocolos têm sido elaborados por diferentes setores e órgãos dos três campi, principalmente por aqueles cujo funcionamento é considerado prioritário quando as atividades retornarem. A ideia da administração da UFV, endossada pelo Comitê Pós-Pandemia, é a de que o retorno se dê forma gradual e comece pelas atividades administrativas. Mas, conforme dito pela vice-reitora, ainda não há data definida para isto.

Por enquanto, o planejamento vai se desenhando a partir de diagnósticos propostos pelo Comitê em sua primeira reunião, realizada em 6 de agosto. Um deles foi a identificação dos setores prioritários para a volta ao trabalho presencial – quando ele ocorrer –, realizada pelas pró-reitorias e diretorias dos campi e centros de ciências. Outro diagnóstico, conduzido pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PGP), revelou a atual situação de trabalho dos professores e técnicos da UFV. O pró-reitor Luiz Antônio Abrantes apresentou aos membros do Comitê um estudo detalhado sobre o perfil dos servidores da instituição, identificado por classe e modalidade de trabalho, gênero e idade.

O pró-reitor mostrou ainda um quadro geral dos servidores em relação ao trabalho remoto e à condição de saúde, essa última baseada nos motivos de afastamentos ocorridos em 2019. Este levantamento permite à Universidade saber, por exemplo, quantos servidores integram o grupo de risco para Covid-19 e quantos poderão retornar ao trabalho no futuro. Com estas informações, as chefias terão condições de planejar os turnos de trabalho das equipes dos setores e órgãos, bem como a ocupação dos espaços. Especificamente sobre a ocupação, a vice-reitora informou que, em breve, a Pró-Reitoria de Administração montará uma sala modelo, seguindo todos os protocolos sugeridos pela Organização Mundial de Saúde para prevenção à Covid-19. A proposta é que ela sirva de orientação para os espaços administrativos da UFV.

Embora o Comitê tenha sido formado para discutir o planejamento de ações pós-pandemia, vale destacar que seu papel envolve também deliberar e instruir sobre o funcionamento de setores durante a pandemia. Isso significa que a possível retomada das atividades de qualquer setor deve ser antes submetida à análise do Comitê para que as condições de segurança sejam avaliadas e não haja riscos para a saúde de estudantes e servidores.

Além dos diretores dos campi Florestal e Rio Paranaíba, pró-reitores, diretores dos centros de ciências e do CAP-Coluni, integram o Comitê Pós-Pandemia técnicos e representantes estudantis e de sindicatos dos servidores da Universidade.