Todos os campi

PCD abre segunda chamada de edital para solicitação de dados móveis de acesso à internet

28/08/2020

Devido à solicitação de estudantes que não conseguiram realizar suas inscrições, a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (PCD) abriu, nesta sexta-feira (28), uma segunda chamada para o edital que prevê o oferecimento de pacotes de dados móveis de acesso à internet a alunos em condições de vulnerabilidade socioeconômica. As inscrições para esta segunda chamada vão até as 7h do dia 1º de setembro e devem ser realizadas neste link.

O serviço de inclusão digital é oferecido pelo projeto Alunos Conectados, promovido pelo Ministério da Educação e operacionalizado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. Por meio dele, os estudantes em vulnerabilidade socioeconômica poderão desenvolver suas atividades acadêmicas durante o Período Especial Remoto (PER). Na UFV, são 2.904 vagas, disponíveis para alunos dos ensinos médio e técnico e da graduação dos três campi. Parte dessas vagas, contudo, já foi preenchida pelos inscritos na primeira chamada do edital, divulgada em 24 de agosto.

Para participar da nova seleção, os estudantes devem estar matriculados em disciplinas do PER, preencher o formulário especificado no edital e enviar todos os documentos exigidos. Vale destacar que os alunos assistidos pelos serviços de Bolsa dos três campi não precisam comprovar renda. Os demais devem apresentar o CadÚnico obtido nos últimos 24 meses.

O projeto do governo federal atenderá prioritariamente aos estudantes com renda per capita familiar de até meio salário mínimo, mas a classificação dos inscritos considerará a renda per capita familiar de até 1,5 salário mínimo. A iniciativa englobará três operadoras (Algar, Claro e Oi), com pacotes de dados móveis ou chips de cinco a 40 GB, que serão disponibilizados pela Universidade. Todos os detalhes estão no edital anexo.

O resultado das duas chamadas será divulgado no dia 2 de setembro e não mais em 31 de agosto, conforme previa o edital.