Todos os campi

Projeto financiado por agência da ONU adapta conhecimento para agricultura sustentável e acesso a mercados

25/08/2020

Desde 2019, a UFV coordena um projeto, cujo principal objetivo é diminuir a pobreza rural, tendo como foco o desenvolvimento agrícola sustentável do Semiárido nordestino.

O projeto em questão é o AKSAAM - Adaptando Conhecimento para a Agricultura Sustentável e o Acesso a Mercados – financiado pelo Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA), uma agência da Organização das Nações Unidas (ONU), e gerido pela Fundação Artur Bernardes (Funarbe). Sua execução se dá pelo Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (IPPDS), vinculado à Universidade.

Por meio de parcerias estratégicas o IPPDS coordena a implementação de ações que visam aumentar a produtividade dos agricultores e melhorar o acesso deles ao conhecimento, às tecnologias e ao mercado. Isso acontece no Nordeste brasileiro e também em alguns países da América Latina. O AKSAAM mantém, nesses locais, parcerias com organizações públicas e privadas reconhecidas pela sua tradicional interação com agricultores familiares. Esta rede, que envolve de organizações de base a instituições de pesquisa, permite que o AKSAAM alcance um grande número de agricultores e agricultoras. Hoje, são 14 projetos coordenadas pelo IPPDS, com o apoio dessas parcerias. Todos selecionados pela equipe técnica da UFV e por consultores do FIDA.

O diretor do IPPDS e coordenador do AKSAAM, professor Marcelo José Braga (Departamento de Economia Rural), explica que o projeto é executado tecnicamente a partir de cinco eixos temáticos. Esses eixos envolvem: inclusão produtiva; acesso a mercados e políticas públicas; meio ambiente e adaptação às mudanças climáticas; monitoramento e avaliação de projetos, e programas e segurança alimentar e nutricional. Segundo ele, muitos professores da UFV, especialmente dos departamentos de Solos, Economia Rural, Agronomia e Administração, atuam como coordenadores de ações nesses eixos.

Exemplos de projetos

O Sistemas de Informações Regionais da Agricultura Familiar (SIRAF) do Nordeste é um dos projetos abraçados pelo AKSAAM. Lançado no dia 19 de agosto, em uma cerimônia virtual com governadores daquela região, ele é uma parceria com o Fórum de Gestores da Agricultura Familiar do Nordeste e com a Universidade Estadual do Rio Grande Norte. Seu objetivo é o desenvolvimento de uma plataforma digital para acesso a mercado pelos agricultores familiares da região semiárida.

Outra ação apoiada pelo IPPDS/UFV e pelo FIDA, é o Nestante – Coletivo de Comunicação Cidadã, uma rede social digital dedicada ao compartilhamento de soluções. Ela inclui desde um aplicativo (App) até um canal no YouTube (TV Nestante) e curso para formar “reeditores sociais”. A iniciativa é do Instituto Ubiqua, em parceria com a Brucke Lepont (Suíça) e o projeto Viva o Semiárido. Um dos propósitos do projeto, segundo o presidente do Ubiqua, Jessé Barbosa, “é estimular sinergias entre quem tem problema e quem tem boas práticas”.

A produção de materiais, como cartilhas para a gestão do conhecimento técnico dos agricultores e agricultoras, também está entre as ações financiadas pelo AKSAAM. Uma dessas cartilhas, intitulada Um novo retrato da agricultura familiar do Semiárido nordestino brasileiro, foi elaborada para orientar agentes públicos e sociedade civil sobre características, contribuições, limites e desafios da agricultura familiar do Semiárido nordestino. Produzida a partir de dados do Censo Agropecuário de 2017, disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ela ajuda a compreender melhor a realidade dos agricultores familiares do Semiárido. Pelo volume e qualidade de informações, é uma das principais referências de dados estatísticos sobre agricultura familiar, segundo Hardi Vieira, oficial de programas do FIDA no Brasil.

Captação

O pró-reitor de Pós-Graduação da UFV, Raul Narciso Carvalho Guedes, conta que a oportunidade de captar o AKSAAM para a UFV foi identificada pelo presidente da Funarbe, Rodrigo Gava, que acionou a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PPG), a qual o projeto está vinculado. O professor Raul destaca também o papel do pró-reitor de Extensão e Cultura, José Ambrósio Ferreira Neto, e da assessora especial da PPG, Karla Damiano, na captação do projeto, cujas ações irão até setembro de 2021.

O AKSAAM é o primeiro projeto do FIDA com a UFV. Ele é financiado com recursos não reembolsáveis, ou seja, é uma doação do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola. O projeto envolve U$ 2 milhões, que, conforme Hard Vieira, serão investidos em ações que ajudarão na transferência de conhecimentos, práticas e saberes para os agricultores familiares.

O oficial de programas do FIDA no Brasil explica que o AKSAAM vem atuando em muitas frentes importantes para o desenvolvimento do Semiárido e para levar conhecimento novo ao público-alvo dos projetos do Fundo. Além disso, Hardi destaca que, como a UFV é uma universidade renomada na área agronômica, o FIDA também está podendo alavancar conhecimento e troca de saberes para implementação de algumas de suas atividades. Um exemplo é o apoio que a Universidade tem dado ao Fundo no aperfeiçoamento da área de monitoramento e avaliação de projetos.

O professor Marcelo Braga considera uma oportunidade ímpar contribuir para erradicação da pobreza no meio rural por meio de ações de inclusão produtiva e acesso a mercados. Ele avalia o AKSAAM como um desafio em sua carreira de docente: “estou experimentando a possibilidade de aplicar o conhecimento teórico a uma realidade complexa e multifacetada, como é o Semiárido brasileiro”. Em sua opinião, as universidades têm um papel fundamental na formulação de políticas públicas que promovam o desenvolvimento, trabalho que, para ele, vem sendo desenvolvido com êxito pelo IPPDS.