Todos os campi

Tecnologias digitais e prática docente são destaques em disciplina do PEO

13/08/2020

A PRE 408 foi ministrada por quatro professoras

O Período Especial de Outono (PEO) foi a primeira experiência institucional com o oferecimento de disciplinas remotas devido à pandemia da Covid-19. Centenas delas foram realizadas pelos campi da UFV e estimularam a comunidade universitária a buscar novas práticas pedagógicas, o que evidenciou a importância das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TICs). Nesse contexto, a disciplina PRE 408 ganhou destaque ao abordar especificamente o uso das TICs na resolução de problemas relacionados à prática docente em tempo de pandemia. A iniciativa, que soma bons resultados desde 2017, quando passou a fazer parte do catálogo de graduação da Universidade, será oferecida novamente no Período Especial Remoto.

A PRE 408 – cujo nome completo é Projeto TICs na prática docente – é vinculada à Pró-Reitoria de Ensino e disponibilizada como optativa para 37 cursos de graduação. No PEO, teve suas 20 vagas preenchidas por estudantes de dez cursos de três centros de ciências da instituição – Biológicas e da Saúde (CCB), Exatas e Tecnológicas (CCE) e Humanas, Letras e Artes (CCH). As atividades foram coordenadas pelas professoras Silvane Guimarães Silva Gomes (à esq., abaixo na foto), da Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (Cead); Tereza Angélica Bartolomeu (à dir., acima), do Departamento de Economia Doméstica, e Ana Iris Mendes Coelho (à dir., abaixo) e Luiza Carla Vidigal Castro (à esq., acima), do Departamento de Nutrição e Saúde.

A multidisciplinaridade, como pode ser notado, foi um ponto forte. De acordo com Silvane, a disciplina reúne professores e estudantes de várias áreas do conhecimento em torno de questões reais relacionadas às práticas docentes e de investigações sobre alternativas tecnológicas e digitais da informação e comunicação que contribuam com o ensino e a aprendizagem. As vivências diversificadas enriquecem as discussões e proposições, que ainda são intensificadas pelo uso de metodologia ativa: que considera os alunos como protagonistas do desenvolvimento das próprias habilidades e competências. Segundo a professora, na PRE 408, “a construção do conhecimento acontece de forma interativa, colaborativa e cooperativa”.

Durante o Período Especial de Outono, portanto, não foi diferente. Considerando o cenário de atividades remotas, a turma da vez finalizou o Período com três projetos para compartilhar: o Peer Instruction + Kahoot, que une uma metodologia de ensino interativa e uma plataforma de aprendizado baseada em jogos com a finalidade de reduzir os índices de reprovação em disciplinas de massa; o site Facilita Libras, que disponibiliza glossários e dicionários de Língua Brasileira de Sinais (Libras) com o objetivo de contribuir com a comunicação entre professores e estudantes surdos, e o e-book Ativa Kids, que chama a atenção para a rotina das crianças durante a pandemia e mostra como informações e sugestões para que elas se mantenham saudáveis podem ser disponibilizadas.

A experiência, na opinião da estudante de Educação Física Thaismara Miranda Cândido, que participou da elaboração do Ativa Kids, foi oportuna ao inserir os alunos no mundo das TICs e incentivar a autonomia. Ela recomenda a disciplina para os graduandos que buscam “utilizar o pensamento crítico e criativo, ser desafiado a identificar situações-problemas e procurar soluções para as mesmas”.

Além de ter sido um complemento importante para a formação, o PEO também foi um primeiro contato com o ensino remoto para a estudante de Educação Infantil Beatriz Barbosa da Silva, do projeto Peer Instruction + Kahoot: “aprendi a usar o Google Meet, que não conhecia”. Tanto ela quanto a graduanda em Química Marcela de Oliveira Brahim Cortez, do Facilita Libras, avaliaram o Período positivamente. “Podemos encontrar uma situação semelhante a essa e vamos conseguir lidar com ela”, Marcela ponderou. De uma maneira geral, Thaismara disse que o PEO confirmou que o ensino remoto funciona e desejou que as TICs continuem a ser usadas quando as aulas presenciais forem retomadas.

“Ter essa disciplina no catálogo da graduação da UFV é uma grande oportunidade para que os estudantes de diferentes áreas possam vivenciar uma prática diferente da maioria, que utiliza metodologias tradicionais”, ressaltou a professora Silvane. Aqueles que quiserem conhecer um pouco mais sobre a iniciativa podem acessar o acervo do site da Cead.